RODADA DO CAMPEONATO BRASILEIRO TEVE AÇÃO POR AMBIENTE DE TRABALHO SEGURO
Os jogos da 3ª rodada do Campeonato Brasileiro de Futebol das Séries A e B neste fim de semana tiveram uma ação importante para o Abril Verde, mês de conscientização por um ambiente de trabalho seguro e decente. Antes dos jogos e durante o intervalo das partidas, os painéis de publicidade ao redor do campo apresentaram dados alarmantes sobre os acidentes de trabalho fatais no Brasil nos últimos 10 anos (de 2012 a 2022).
A ação ocorreu nesta rodada, pois, na última sexta-feira (28/4), foi o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho. No Brasil, a data também marca o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho. O movimento conjunto do Programa Trabalho Seguro da Justiça do Trabalho, da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e do Ministério Público do Trabalho (MPT) visa alertar a sociedade sobre a importância de um ambiente de trabalho que não cause danos à saúde física e mental de trabalhadores(as).
Dados alarmantes
Os painéis apresentaram números do Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho (SmartLab) (link para outro sítio). Entre os dados de acidentes fatais de trabalho que serão apresentados nos estádios, estão:
- “A cada 3h47m3s, morre um trabalhador com carteira assinada no Brasil”;
- “Nos últimos 10 anos, mais de 25 mil trabalhadores morreram por acidente no Brasil”;
- “Nos últimos 10 anos, 7 trabalhadores morreram por dia no Brasil”.
O Smartlab é uma ferramenta do MPT e da Organização Internacional do Trabalho (OIT) que reúne dados sobre o mundo do trabalho no Brasil. O programa conta com o apoio de diversas instituições públicas, incluindo a Justiça do Trabalho.
Por que 28 de abril?
A data foi definida pela OIT, pois, em 28 de abril de 1969, uma explosão numa mina no estado norte-americano da Virginia matou 78 mineiros. No Brasil, a data foi instituída pela Lei 11.121/2005 (link para outro sítio).
Conheça o Programa Trabalho Seguro da Justiça do Trabalho. (link para outro sítio)
Com informações do CSJT.