IRPF: BUSCA POR CONTADORES CRESCE ATÉ 207% PARA REALIZAÇÃO DA DECLARAÇÃO
Pesquisa comparou procura por serviços contábeis entre fevereiro e março deste ano.
Não é novidade para a classe contábil que o período de entrega do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) se traduz em um aumento pela procura dos serviços contábeis e alguns clientes que não aparecem o ano todo, surgem apenas agora.
E esse cenário foi comprovado por uma pesquisa realizada pela GetNinjas, aplicativo de contratação de serviços, que registrou um crescimento significativo na procura pelos contadores em março deste ano em comparação ao mês anterior.
Em contato com o Portal Contábeis, a GetNinjas revelou que, no recorte por estados, a Bahia ficou em primeiro lugar no aumento da procura pelos profissionais, com crescimento de 93% em comparação a fevereiro deste ano.
Na sequência aparecem os estados de Santa Catarina (77%), São Paulo (73%), Minas Gerais (56%) e Rio de Janeiro (56%).
Os pedidos por serviço de contadores pelo aplicativo no estado de Santa Catarina ainda foi mais expressivo na região de Joinville, com aumento de 207% na busca e 80% em Florianópolis.
O prazo para entrega da declaração começou em 2023 no dia 15 de março e termina neste mês, no dia 31 de maio. E aqueles que deixarem para última hora e não enviarem dentro do prazo legal, serão penalizados com multas.
A Receita Federal espera receber 39,5 milhões de declarações neste ano e, segundo a autarquia, o período da declaração do Imposto de Renda (IR) já começou marcada por recorde, com mais de 1.571.135 milhões de declarações foram entregues pelos contribuintes somente no primeiro dia.
Este cenário pode ser atribuído devido às novas funções do envio que podem ser no formato de "ganhos de simplificação" com a declaração pré-preenchida, a liberação antecipada do programa e a nova data de início das entregas, dando mais tempo para o contribuinte fazer o levantamento das informações necessárias.
Mesmo com a facilidade da pré-preenchida, o serviço de um profissional contábil habilitado para desempenhar a função está sendo essencial em diversos estados, conforme prova a pesquisa.
Para o diretor de estratégia do GetNinjas, Lucas Arruda, este aumento é devido à população querer enviar os dados dentro do prazo, evitando a malha fina e garantindo o benefício do retorno do dinheiro. “Quanto mais cedo o contribuinte entregar sua declaração, mais rápido receberá as restituições. É sempre válido não deixar para última hora para que não haja imprevistos ou esquecimentos, evitando assim multas e questões burocráticas posteriores”, analisa o executivo.