CONJUR PUBLICA SÉRIE DE ENTREVISTAS ‘GRANDES TEMAS, GRANDES NOMES DO DIREITO’
A partir desta segunda-feira (8/5), a revista eletrônica Consultor Jurídico publicará uma sequência de entrevistas com algumas das mais influentes personalidades do Direito brasileiro. Magistrados e advogados de renome falarão sobre os assuntos mais relevantes da atualidade nacional na série "Grandes Temas, Grandes Nomes do Direito".
TV ConJurSérie de entrevistas da ConJur vai ouvir magistrados e advogados de renome
A primeira entrevista é a do ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal Ricardo Lewandowski. Voltando à advocacia após deixar a corte, no mês passado, ele anunciou que vai presidir o comitê gestor do Observatório USP das Instituições, voltado ao estudo das instituições brasileiras. O centro de pesquisas conta com especialistas na análise do desempenho, da organização e do funcionamento dessas instituições, da família ao Estado.
No primeiro programa da série, o ministro defende a integração entre o Estado e a iniciativa privada para a criação de políticas públicas. Na avaliação de Lewandowski, a bipartição entre Estado e sociedade é uma característica que distingue negativamente o Brasil de outros países, especialmente os mais avançados "economicamente, socialmente e culturalmente".
Serão analisados temas como a dinâmica dos Três Poderes, o federalismo brasileiro e o papel das políticas públicas. Inicialmente, a prioridade será a continuidade de pesquisas — já em andamento — sobre a participação das mulheres na política. Em seguida, o Observatório deve debater sugestões de melhorias para o Sistema Único de Saúde (SUS).
Grandes nomes
Mudanças da matriz tributária brasileira, o direito à saúde, recuperações judiciais, insegurança jurídica e a criação de políticas públicas serão alguns dos temas apresentados nas próximas conversas.
Nos próximos dias, a ConJur publicará entrevistas com as seguintes personalidades:
- João Otávio de Noronha, ministro do Superior Tribunal de Justiça;
- Gurgel de Faria, ministro do STJ;
- Mauro Campbell Marques, ministro do STJ;
- Regina Helena Costa, ministra do STJ;
- Elton Leme, desembargador do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro;
- Bernard Appy, secretário extraordinário da reforma tributária;
- Adriano Ribeiro, diretor jurídico do grupo JBS;
- Fernando Facury Scaff, advogado;
- Hamilton Dias de Souza, advogado;
- Heleno Torres, advogado;
- Luiz Gustavo Bichara, advogado;
- Marcus Vinícius Furtado Coêlho, advogado;
- Oreste Laspro, advogado.
Clique aqui para assistir à entrevista com Lewandowski ou veja abaixo