ERRO SEDIF: SEFAZ ORIENTA CONTRIBUINTES SOBRE ERRO DE CERTIFICADO DE APLICAÇÃO INEXISTENTE
Erro tem impedido que contribuintes consigam fazer transmissões pelo SEDIF.
Usuários do fórum do Portal Contábeis têm relatado erro de transmissão no Sistema Eletrônico de Dados e Informações Fiscais do Simples Nacional (SEDIF).
De acordo com os usuários, ao assinar a declaração, aparece a seguinte mensagem: “Erro: Certificado da aplicação inexistente SEDIF!”.
Em nota, a Secretaria da Fazenda (SEFAZ) orientou os usuários a desinstalarem o programa e acessá-lo diretamente da página do Estado para reinstalá-lo.
Conforme esclarecimento da equipe de desenvolvimento, a aplicação SEDIF possui um certificado digital embutido na mesma, que é utilizado para assinar o documento e identificar a aplicação nas chamadas dos WebServices. Assim, o contribuinte deve acessar o Portal do SEDIF que foi atualizado com o pacote de correção do erro.
É importante ressaltar que é preciso utilizar o Internet Explorer, já que o Chrome pode não apresentar o link com a correção.
SEDIF
A ferramenta, desenvolvida pela SEDIF, deve ser utilizada por todos os contribuintes que são optantes do Simples Nacional que realizaram operações de Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) com substituição tributária, antecipação ou diferencial de alíquota.
E em alguns Estados é obrigatória a apresentação da Declaração de Substituição Tributária, Diferencial de Alíquota e Antecipação (DeSTDA) mesmo sem essas operações, a chamada declaração sem movimento.