Ver mais notícias

SEMINÁRIO SOBRE EXPLORAÇÃO SEXUAL INFANTIL TRARÁ FERRAMENTAS PARA PREVENÇÃO DE CASOS DE ABUSO

Imagem com fundo cinza. Do lado direito há uma criança sentada com as mãos levantadas e a cabeça abaixada. Do lado esquerdo está escrito: seminário “Exploração Sexual Infantil e o Prejuízo à Sociedade”

A próxima quinta-feira (18/5) marca o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Para reforçar a importância do debate sobre o tema, o Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT-1), por meio do seu Programa Gestor de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem, em parceria com a Escola Judicial do TRT-1 (Ejud-1), promove, nesta sexta-feira (19/5), das 9h30 às 12h30, o seminário “Exploração Sexual Infantil e o Prejuízo à Sociedade”. Com inscrições já abertas (link para outro sítio), o evento - que tem como público-alvo toda a sociedade - acontece no auditório do 4º andar do prédio-sede do TRT-1.

O seminário tem como objetivo conscientizar o público a respeito das situações de abuso e aliciamento infantil com fins sexuais, fornecendo ferramentas práticas para prevenir e/ou identificar possíveis casos de abuso. Além disso, o evento busca orientar crianças, adolescentes e adultos como agir para se proteger e para dar suporte a vítimas, inclusive se utilizando das vias institucionais e de redes de apoio

Conheça as debatedoras do encontro, que será mediado pela juíza do Trabalho Joana Duha Guerreiro, gestora regional do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem do TRT-1:

  • Dulce Martini Torzecki - procuradora do Trabalho do Ministério Público do Trabalho do Rio de Janeiro (MPT/RJ) e integrante da Coordenaria Nacional de Combate ao Trabalho Infantil e de Promoção e defesa dos Direitos de Crianças e Adolescentes;
  • Maria Madalena Carnevale Alves Tomelin - delegada da Polícia Civil do Rio de Janeiro, a qual já foi titular da Delegacia de Atendimento à Mulher de Volta Redonda;
  • Sandra Pinto Levy - perita em Psicologia Jurídica, diretora da Divisão de Apoio Técnico Interdisciplinar da Corregedoria Geral da Justiça do Rio de Janeiro e capacitada na técnica de entrevista forense para a oitiva de crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência em audiências especiais.
A abertura do seminário será feita com a presença do desembargador Roque Lucarelli Dattoli, vice-presidente, no exercício regimental da Presidência do TRT-1; do desembargador Leonardo Pacheco, diretor da Ejud-1; do desembargador José Luis Campos Xavier, gestor local do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem; e da procuradora do MPT/RJ Dulce Martini Torzecki. 
 
Certificação
 
Os participantes que desejarem poderão preencher um campo específico do formulário de presença - acessível por meio de um QR code a ser disponibilizado no evento -, para fins de certificação (no caso de magistrados(as) e de servidores(as) do TRT-1, a certificação será feita mediante registro no sistema Ergon On-line).
 

Sobre o Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem

Em 11 de novembro de 2013, por meio do Ato nº 419/2013 (link para outro sítio), o Conselho Superior da Justiça do Trabalho instituiu o Programa de Combate ao Trabalho Infantil no âmbito da Justiça do Trabalho – hoje denominado Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem. Em resumo, seu objetivo é desenvolver, em caráter permanente, ações voltadas para a conscientização sobre o tema, erradicação do trabalho precoce, bem como para a adequada profissionalização do adolescente.

Saiba mais sobre o programa aqui.  (link para outro sítio)
 

Faça Bonito!

Em abril, a Justiça do Trabalho firmou parceria com o Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes e a Rede ECPAT de adesão à campanha “Faça Bonito (link para outro sítio)” de enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes. A parceria foi firmada através do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem.

A mobilização nacional marca o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A data de 18 de maio foi escolhida para relembrar o “Caso Araceli”, uma menina de apenas oito anos de idade, que foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES).

Com informações do Conselho Superior da Justiça do Trabalho.
 

Serviço

Seminário: “Exploração Sexual Infantil e o Prejuízo à Sociedade”
Inscrição: por meio deste link (link para outro sítio)
Data: 19 de maio de 2023 (sexta-feira)
Horário: das 9h30 às 12h30
Local: Prédio-sede do TRT da 1ª Região (Av. Presidente Antônio Carlos, 251, com entrada pela Rua da Imprensa, s/nº) - 4º andar – Centro – Rio de Janeiro/RJ

 

assinatura SCC