Ver mais notícias

CNJ PROMOVE CAMPANHA ADOTAR É AMOR

Nesta quinta-feira (25/5), é celebrado o Dia Nacional da Adoção, considerada uma data de grande relevância para o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que é o órgão responsável pelo Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento (SNA). Neste ano, por meio da campanha “Adotar é Amor”, o CNJ convida o Poder Judiciário, a sociedade civil e entidades parceiras a se sensibilizarem acerca da importância da adoção de crianças e adolescentes, ato de amor e generosidade que transforma e engrandece vidas e famílias. 

Para marcar esta data, duas ações se destacam: alguns prédios públicos serão iluminados na cor roxa, entre os quais o Fórum da Lavradio, no período de 25 a 31/5. Além disso, o CNJ promoverá o “Tuitaço” #AdotarÉAmor.

Participe!

O Twittaço #AdotarÉAmor 2023 será realizado a partir das 15h desta quinta-feira. O CNJ convida toda a sociedade a se envolver nessa iniciativa e colocar o tema em pauta. Para isso, foram preparados diversos conteúdos, como artes e textos de apoio, embora todos os participantes estejam livres para produzirem seus próprios conteúdos. Confira abaixo algums sugestões de postagens no Twitter:  

  •  Quando você ama, seu mundo muda. Adote essa causa! #AdotarÉAmor
  •  Acolher essa causa é levar esperança para as mais de 4 mil crianças e adolescentes que esperam por uma família. #AdotarÉAmor
  •  Ajude a mudar o mundo de muitas crianças e adolescentes participando dessa corrente de amor. #AdotarÉAmor
  •  Tuíte com #AdotarÉAmor e ajude a levar esperança para diversas crianças e adolescentes que esperam por um lar

Sistema Nacional de Acolhimento

O Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento (SNA) (link para outro sítio) foi criado em 2019 e nasceu da união do Cadastro Nacional de Adoção (CNA) e do Cadastro Nacional de Crianças Acolhidas (CNCA). O novo sistema abrange milhares de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, com uma visão global da criança, focada na doutrina da proteção integral prevista na Constituição Federal e no Estatuto da Criança e Adolescente (ECA).

Os maiores beneficiários do SNA são as crianças e adolescentes em acolhimento familiar e institucional, que aguardam o retorno à família de origem ou a sua adoção. O SNA também mantém um painel (link para outro sítio)com dados atualizados de crianças e adolescentes em condições de serem adotados e de pessoas habilitadas para adotar e  apresenta o número de crianças acolhidas, adotadas, dentre outras informações.

Com informações do CNJ

assinatura SCC