DESENROLA: ENTENDA COMO VAI FUNCIONAR O LEILÃO ENTRE CREDORES PARA PARTICIPAREM DO PROGRAMA DE DÍVIDAS
Não serão todas as empresas que poderão participar do programa. Confira como vai funcionar a inclusão dos credores.
O programa de renegociação de dívidas voltado para pessoas físicas, anunciado pelo governo federal na semana passada, nomeado “Desenrola”, terá início já no mês de julho e os interessados deverão utilizar uma nova plataforma para negociar seus valores pendentes.
A inscrição no site do Desenrola deverá ser feita tanto pelo público-alvo (brasileiros com dívidas de até R$ 5 mil, que ganham até dois salários mínimos e estão inadimplentes, com o nome sujo) e também pelos credores que queiram oferecer descontos nas dívidas.
O governo anunciou que sua proposta é estimular os credores a darem descontos nas negociações de dívidas e que as inclusões serão definidas em um leilão. As empresas e instituições financeiras que aderirem ao programa e oferecerem descontos aos cidadãos terão garantia do Tesouro nos refinanciamentos.
Cada pessoa poderá financiar dívidas que somem até R$ 5 mil, com juros de até 1,99% ao mês.
Leilão entre credores
Os credores que queiram participar do Desenrola participarão de um leilão, separado por categoria de crédito (dívida bancária, serviços básicos e outros) e na ocasião poderão anunciar suas ofertas de descontos. A empresa que oferecer maior desconto aos devedores será contemplada pelo programa do governo.
Dessa forma, a empresa deve apresentar qual seria o valor de determinada dívida com desconto para renegociação e terá garantia que o débito será quitado pelo Tesouro.
O leilão permitirá que os credores ofereçam descontos sobre os créditos em lotes.
Assim que a nova plataforma do programa for ao ar, o site divulgará a lista de dívidas que podem receber renegociação, o desconto oferecido pelo crédito e a situação de cada dívida.