Ver mais notícias

ESCOLA JUDICIAL DO TRT-1 PARTICIPA DA 73ª EDIÇÃO DO CONEMATRA

A Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (Ejud1) esteve presente na 73ª reunião do Conselho Nacional das Escolas de Magistratura do Trabalho (Conematra). O evento, que aconteceu nos dias 15 e 16/6, na sede do Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região (GO), teve a participação do presidente da Ejud1 e do Conematra, desembargador Leonardo Pacheco; do vice-diretor da escola, desembargador José Luis Campos Xavier; e do juiz coordenador, Fábio Rodrigues Gomes. 

O encontro reuniu diretores, coordenadores acadêmicos e secretários executivos das escolas judiciais dos Tribunais Regionais do Trabalho e do Tribunal Superior do Trabalho, em uma programação que incluiu oficinas e discussões sobre educação, inovação e boas práticas. 

Foto do Dr. Leonardo Pacheco no Conematra Na abertura, o presidente do Conematra e da Ejud1, desembargador Leonardo Pacheco, deu as boas-vindas aos participantes e ressaltou a importância do evento no aprimoramento da atuação das escolas judiciais. “É uma honra participar de um evento com tanta gente capacitada e é uma grande expectativa realizar o Conematra no Brasil central como presidente pela primeira vez”, assinalou. 

Os desembargadores Platon Teixeira Filho, diretor da Ejud-18, e Geraldo Nascimento, presidente do TRT-18 e anfitrião do evento, também cumprimentaram os presentes e reforçaram o papel das escolas judiciais no aperfeiçoamento do conhecimento jurídico dos servidores e magistrados da Justiça Trabalhista. 

A ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF), palestrou no evento. Dentre outros pontos, a ministra reafirmou seu apreço pelo Direito do Trabalho e o papel do Direito para se garantir uma sociedade verdadeiramente democrática. “O trabalho é núcleo fundamental do Direito brasileiro resguardado no artigo 5º da Constituição Federal”.  

Também comentou a exploração da força de trabalho. “Trabalho é valor, e escravidão é crime, duas coisas impossíveis de estarem juntas”, salientou. Por fim, ressaltou que a ausência de trabalho deixa as pessoas envergonhadas, fragilizadas e que é papel do Direito, da economia e da política tirar as pessoas da condição de vulnerabilidade social. “O constitucionalismo social está comprometido com a dignidade humana, princípio basilar do constitucionalismo contemporâneo”, afirmou. 

Sobre o Conematra  

O Conematra é uma entidade de âmbito nacional, constituída por Escolas Trabalhistas Judiciais e Associativas, que tem o objetivo de promover estudos e intercâmbio de experiências visando a seleção e o aperfeiçoamento de magistrados e servidores. O 73º Conematra teve como tema “Inovação e planejamento nas Escolas Judiciais”. 

Com informações e fotos do TRT-18 

assinatura SCC