TRT-1 E SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DO RJ INICIAM AS TRATATIVAS PARA UM CONVÊNIO
O presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (RJ), desembargador Cesar Marques Carvalho, e o secretário municipal de educação do Rio de Janeiro, Renan Ferreirinha, reuniram-se na manhã desta segunda-feira (19/6), no gabinete da Presidência no prédio-sede do regional fluminense. O objetivo do encontro foi articular as tratativas iniciais para um acordo de cooperação técnica entre o TRT-1 e a Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, com vistas a aproximar as duas instituições.
O primeiro alinhamento dessa parceria já havia sido promovido, no âmbito da 1ª Região, pela Ouvidoria e pelo Programa de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem. Nesta segunda-feira, a reunião contou também com a participação da Escola Judicial (Ejud1). A proposta é que um acordo de cooperação técnica englobe ações de capacitação voltadas à disseminação de noções básicas de direito do trabalho entre os estudantes da rede municipal de ensino do Rio de Janeiro, que atualmente é a maior da América Latina, compreendendo 1.549 escolas. Em outra frente, a intenção é dinamizar o programa de aprendizagem, voltado à inserção de jovens no mercado de trabalho.
De acordo com o secretário municipal de educação, o incentivo à aprendizagem é um tema que interessa, em especial, um público específico abrangido pela Rede Municipal: os alunos do Programa de Educação de Jovens e Adultos (Peja), que atualmente alcança 20 mil matrículas. “Cada vez mais temos jovens sendo atendidos pelo Peja. São adolescentes de 16, 17 anos, que estão retomando os estudos para buscar concluir o ensino fundamental e obter novas oportunidades”, explicou Renan Ferreirinha.
Além do presidente do TRT-1, participaram da reunião, pelo regional fluminense, os desembargardores Jorge Orlando Sereno Ramos, ouvidor suplente, e Leonardo Pacheco, diretor da Escola Judicial. Da Secretaria Municipal de Educação, estiveram presentes - além do secretário - Hugo Nepomuceno, subsecretário de articulação e integração da rede e Bruno Monteiro, assessor-chefe de conformidade.