Ver mais notícias

FEIRA DE EMPREGABILIDADE DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA E REABILITADOS DO INSS COMEÇA NO TRT-1

imagem da feira de empregabilidade

O Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (RJ) sedia, nesta terça-feira (20/6), até as 15h, a Feira de Empregabilidade da Pessoa com Deficiência e Reabilitados do INSS, no Centro Cultural do seu prédio-sede (entrada pela Rua da Imprensa s/n°, Centro, Rio de Janeiro). O evento, que visa facilitar e promover a inserção de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, é de iniciativa da Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão do TRT-1, em parceria com o Instituto Rede Incluir, o Ministério Público do Trabalho (MPT/RJ), a Superintendência Regional do Trabalho, a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPD Rio) e a Secretaria Municipal de Trabalho e Renda.

A feira conta com a presença de mais de dez empresas, de vários segmentos, que oferecem oportunidades de trabalho em diversas áreas. São mais de 300 vagas dedicadas, exclusivamente, ao universo das pessoas com deficiência e reabilitados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A abertura do evento foi realizada no auditório do 4º andar do prédio-sede com a presença do presidente do TRT-1, desembargador Cesar Marques Carvalho, que destacou o papel da Justiça do Trabalho de estar voltada para a sociedade. “A Justiça do Trabalho se dedica não apenas friamente ao processo, mas sim à consequência daquele processo, daquela pessoa que está ali. (...). Estamos aqui para atender o que é social”, afirmou o presidente.

A desembargadora Alba Valéria Guedes Fernandes da Silva, presidente da Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão do TRT-1, ressaltou a importância do evento como uma proposta de apresentar soluções e tentar corrigir situações antes que elas cheguem ao Judiciário. “O papel dessa feira é diferente de apenas julgar e cobrar se as empresas estão cumprindo a Lei de Cotas. A feira está dando oportunidade às empresas convidadas para que elas entendam e se engajem nessa situação da acessibilidade, que é uma situação social”, concluiu a magistrada. Ademais, a presidente da comissão ressaltou que a feira não se encerra no dia que ela acontece, pois haverá desdobramentos, com conversas do TRT-1 com os participantes para analisar os resultados.

O procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho do Rio de Janeiro (MPT/RJ), João Batista Berthier Leite Soares, também participou da abertura da feira. “É muito importante ver pessoas entrando em um tribunal por razões outras que não um processo, ou seja, um tribunal que está se propondo não só à jurisdição, mas a um papel de promover política pública.(...) O TRT-1 mostra, mais uma vez, o caminho certo, pioneiro e inovador, para além da função básica de julgar”, afirmou o procurador. O presidente da Rede Incluir, Antoniel Bastos, salientou a importância da conscientização de que a pessoa com deficiência é capaz de desempenhar o seu trabalho. “Muitas vezes, o mercado de trabalho olha pra as pessoas com deficiência como sendo incapazes, uma pessoa deficiente. Mas, na verdade, são pessoas capazes de mudarem a própria história a cada dia”, reforçou.  

Da esquerda para a direita Márcia Vaz, gerente de Responsabilidade Social da Rio Ônibus; João Batista Berthier Leite Soares, procurador-chefe do MPT/RJ; presidente do TRT-1, desembargador Cesar Marques Carvalho; desembargadora Alba Valéria Guedes Fernandes da Silva, presidente da Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão do TRT-1; Marcelo Freitas, auditor fiscal do Ministério do Trabalho e coordenador do Programa de Empregabilidade da Pessoa com Deficiência e Reabilitados e o presidente da Rede Incluir, Antoniel Bastos.

Da esquerda para a direita, a gerente de Responsabilidade Social da Rio Ônibus, Márcia Vaz; o procurador-chefe do MPT/RJ, João Batista Berthier Leite Soares; o presidente do TRT-1, desembargador Cesar Marques Carvalho; a presidente da Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão do TRT-1, desembargadora Alba Valéria Guedes Fernandes da Silva; o auditor fiscal do Ministério do Trabalho e coordenador do Programa de Empregabilidade da Pessoa com Deficiência e Reabilitados, Marcelo Freitas; e o presidente da Rede Incluir, Antoniel Bastos.

Também participaram da mesa de abertura Márcia Vaz, gerente de Responsabilidade Social da Rio Ônibus (Sindicato das Empresas de Ônibus da Cidade do Rio de Janeiro), e Marcelo Freitas, auditor fiscal do Ministério do Trabalho e coordenador do Programa de Empregabilidade da Pessoa com Deficiência e Reabilitados. Estiveram presentes na cerimônia o vice-presidente do TRT-1, desembargador Roque Lucarelli Dattoli; o gestor regional do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem, desembargador José Luis Campos Xavier; a desembargadora aposentada Maria das Graças Cabral Viegas Paranhos; o diretor-geral do TRT-1, Luiz Felipe Carrapatoso; e a secretária-geral da Presidência do TRT-1, Cláudia Assumpção.

Serviço:

Feira de Empregabilidade da Pessoa com Deficiência e Reabilitados do INSS.
Local: Centro Cultural do TRT-1, no prédio-sede – entrada pela Rua da Imprensa, s/nº, Centro.
Data e horário: 20/6, das 9h30 às 15h.
Para disputar uma das vagas, os candidatos deverão apresentar os seguintes documentos: documento de identidade, carteira de trabalho, PIS/NIS, CPF, currículo, comprovante de escolaridade, laudo médico atualizado ou certificado de reabilitação emitido pelo INSS e comprovante de residência. Não é preciso fazer inscrição prévia.

assinatura SCC