PROGRAMA DE COMBATE AO TRABALHO INFANTIL DO TRT-1 VAI A BELFORD ROXO
Conscientizar a população sobre os riscos do trabalho infantil para as crianças e para a própria sociedade. Com esse objetivo, os gestores regionais do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (RJ), o desembargador José Luis Campos Xavier e a juíza do Trabalho Joana Duha Guerreiro, estiveram no Teatro da Cidade do município de Belford Roxo, nessa segunda-feira (26/6), para proferir uma palestra sobre o tema "Combate ao trabalho infantil: Mitos e verdades".
A iniciativa reforça a parceria institucional do TRT-1 com o município de Belford Roxo, iniciada com o projeto "Ouvidoria nas Escolas", em 2017. “Além de estreitar o relacionamento institucional entre o nosso regional e a prefeitura, o evento foi mais uma oportunidade de difundir o trabalho que desempenhamos em prol da sociedade”, assinalou o desembargador José Xavier.
Ainda este ano - como desdobramento do "Ouvidoria nas Escolas" -, serão formados ouvidores mirins em 34 escolas de Belford Roxo. Esses jovens assumem a função de levar à Ouvidoria Geral da cidade demandas da comunidade escolar.
Os gestores do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem
em palestra no município de Belford Roxo
Sobre o projeto
O projeto “Ouvidoria nas Escolas” é voltado à conscientização de jovens de bairros carentes do estado do Rio de Janeiro sobre o papel das ouvidorias públicas no fortalecimento das políticas sociais, abordando trabalho infantil, segurança no trabalho, exercício da cidadania, entre outros assuntos afetos à realidade dos estudantes. Ele é desenvolvido mediante parceria entre a Ouvidoria, os programas Trabalho Seguro e Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem, a Comissão Permanente de Responsabilidade Socioambiental e a Escola Judicial do TRT-1. Conta, ainda, com a cooperação interinstitucional do Ministério Público do estado, Controladoria-Geral da União e secretarias municipais de educação.
*Na foto que abre a matéria (a partir da esquerda): o desembargador José Xavier, a secretária municipal de Assistência Social de Belford Roxo, Tatiana Ervite, e a juíza do trabalho Joana Guerrreiro exibem o certificado de palestrantes no evento.