Ver mais notícias

"PRESIDENTE PRESENTE" FORTALECE A COMUNICAÇÃO E A GOVERNANÇA DO TRT-1 POR MEIO DE VISITAS

Presidente do TRT-1 em Araruama

O Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (RJ) lançou o projeto estratégico "Presidente Presente", como parte de programa institucional de visitação às unidades judiciárias do interior do Estado. A iniciativa tem como objetivo fortalecer a comunicação e as parcerias institucionais, bem como a governança e a gestão estratégica, além de incrementar o modelo de gestão de pessoas. Com isso, o programa pretende aproximar a administração do Tribunal dos magistrados e servidores lotados nas unidades localizadas fora da sede, bem como dos advogados, jurisdicionados e representantes das Subseções locais da OAB/RJ.

O programa consiste em visitas estruturadas e sistematizadas às unidades judiciárias do interior, com o propósito de presenciar a rotina e o ambiente de trabalho, reconhecer boas práticas, ouvir críticas, colher sugestões e melhorar a interlocução. Além disso, busca sensibilizar magistrados e servidores sobre as políticas e diretrizes da atual gestão. A inclusão do projeto no portfólio do TRT-1 para o ciclo estratégico 2021-2026 foi decidida durante uma reunião do Comitê de Governança e Estratégia (CGE). Por meio das visitas realizadas, pretende-se identificar as necessidades locais para garantir um ambiente adequado para a prestação jurisdicional.

Dentre os benefícios futuros, destaca-se a promoção da valorização do quadro de pessoal, a integração das ações, a ampliação dos canais de comunicação e a identificação tempestiva e prioritária das necessidades específicas de cada localidade. A contribuição dos magistrados, servidores, advogados, jurisdicionados e Subseções locais da OAB/RJ será fundamental para alcançar esses objetivos.

O presidente do TRT-1, desembargador Cesar Marques, ressalta que o Projeto "Presidente Presente" recebeu esse nome com o intuito de estar "ao vivo e a cores", ouvindo juízes e servidores e compreendendo as demandas específicas de cada unidade, que podem variar de acordo com a localidade de atuação. "Além disso, o projeto visa verificar pessoalmente as condições físicas das instalações das Varas do Trabalho e buscar as melhorias necessárias. Em um contexto dominado pela era virtual, o 'Presidente Presente' busca extrair informações valiosas do contato presencial com os magistrados, magistradas e suas respectivas equipes, estreitando os laços da Administração com aqueles que estão na linha de frente da Justiça do Trabalho”, afirma.
 

Presidente do TRT-1 nas comarcas de Maricá e Itaperuna
O presidente do TRT-1, desembargador Cesar Marques Carvalho, em visita à 1ª VT de Itaperuna (à esquerda) e à 1ª VT de Maricá (à direita)
 

O desembargador Leonardo Pacheco, diretor da Escola Judicial, destaca que o programa "Presidente Presente" "promove uma maior integração das instâncias do tribunal, por meio do contato direto dos seus membros com o presidente. Essa abordagem de aproximação e escuta ativa e passiva permitirá o conhecimento dos problemas locais e a criação de um modelo de parametrização para a execução de melhorias". O desembargador expressa seu amplo apoio ao programa, acreditando que seus resultados impactarão positivamente o regional fluminense.

Até o momento, foram realizadas visitas nas Varas do Trabalho de Macaé, Maricá, Araruama, Niterói, Itaperuna e Nova Friburgo. Ao se aproximar das unidades do interior, o Tribunal busca entender as necessidades específicas de cada localidade e promover melhorias significativas em prol de uma prestação jurisdicional mais eficiente e acessível.

 

assinatura SCC