ESTUDANTES DE UNIVERSIDADE AMERICANA VISITAM O TRT-1
A Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (RJ) promoveu nesta quarta-feira (12/7) uma visita guiada, com palestras, para estudantes do Programa de Língua Portuguesa da Universidade Duke, localizada na cidade de Durham (Carolina do Norte - Estados Unidos). Trata-se de mais uma ação capitaneada pela Escola Judicial da 1ª Região (Ejud1) com vistas a ampliar o relacionamento do tribunal com outras instituições.
Durante a visita, o grupo de jovens – conduzido pela professora Magda Silva, coordenadora do Programa de Língua Portuguesa e diretora do Programa de Verão "Duke In Brazil", da instituição norte-americana – assistiu a palestras sobre a história da Justiça do Trabalho no Brasil, acompanhou uma sessão de julgamento do segundo grau e visitou as instalações do prédio-sede do TRT-1, localizado no Centro do Rio de Janeiro. Os juízes do trabalho Fabiano Fernandes Luzes e João Renda Leal Fernandes proferiram palestras sobre os seguintes temas, respectivamente: “O impacto dos direitos sociais nas relações de trabalho” e “As diferenças entre o Direito do Trabalho no Brasil e nos Estados Unidos”.
O diretor da Escola Judicial da 1ª Região, desembargador Leonardo Pacheco, reforça a importância de iniciativas do gênero, que favorecem o intercâmbio de conhecimentos e contribuem para o aprimoramento das instituições envolvidas. É o caso do Programa de Visitas Institucionais da Ejud1, que teve início este ano. Tal programa visa proporcionar experiências formativas aos(às) magistrados(as) do TRT-1 por meio do contato direto com instituições estrangeiras através da observação in loco, do diálogo com colegas de profissão e da comparação entre as distintas realidades, aperfeiçoando as atividades administrativas e jurisdicionais. Este ano, a próxima fase do programa será uma visita, em agosto, dos(as) magistrados(as) participantes ao Poder Judiciário Chileno e a instituições de ensino em Santiago, capital do Chile.
Também dentro desse contexto de internacionalização da Escola Judicial está o painel de debate “Injustiça Social e Direitos dos Trabalhadores - um olhar acadêmico e cinematográfico” (link para outro sítio), que será conduzido por Guy Mundalk, professor titular da Universidade de Tel-Aviv nas Faculdades de Direito e de Ciências Sociais, no dia 18/7, das 15h às 17h, na sala 4 da Ejud1 (9º andar do prédio-sede do TRT-1). “Essas ações pedagógicas da Escola contribuem para o aprimoramento de magistrados(as) e servidores(as), pois, quando conhecemos outras realidades e formas de pensar, abrimos nossos horizontes”, observa o juiz Fabio Rodrigues Gomes, coordenador da Ejud1, que acompanhou a visita da Universidade Duke e participará do debate da próxima terça-feira.
*Na foto que abre a matéria, o juiz do trabalho João Renda orienta alunas da Universidade Duke, durante o acompanhamento da sessão da 5ª Turma do TRT-1.