INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: NA DISPUTA ENTRE CHATGPT E BARD, QUEM GANHA?
Entenda as principais diferenças e semelhanças dos chatbots entre tempo de resposta, atualização, cadastro e mais.
Nesta quinta-feira (13) chegou ao Brasil a Inteligência Artificial (IA) do Google, o chatbot Bard, que promete acirrar a disputa pela atenção dos brasileiros que já pegaram gosto pelo ChatGPT, da empresa OpenAI.
O lançamento movimentou as redes sociais com usuários comparando as versões, suas funcionalidades e capacidades. Por isso, confira quais as principais semelhanças e diferenças dos chatbots que, em tese, realizam a mesma função: são sistemas de inteligência artificial generativas que respondem a perguntas e criam conteúdo conforme demanda.
Confira quem “ganha” na competição entre ChatGPT x Bard e decida qual é o melhor na sua opinião.
ChatGPT x Bard: diferenças e semelhanças
Período da pesquisa e atualização
A primeira diferença notada pelos usuários é o período de atualização entre as ferramentas. O ChatGPT está atualizado com informações apenas até 2021, por isso não consegue responder às perguntas atuais.
Já o Bard faz buscas atualizadas, em tempo real, para responder aos questionamentos dos internautas.
Nesse ponto, quem ganha é o Bard, já que consegue fazer buscas até o dia de hoje.
Aprendizado
Sobre as formas que a ferramenta foi alimentada e teve seu aprendizado, o ChatGPT foi treinado usando uma abordagem supervisionada, onde os criados humanos forneciam respostas modeladas durante o treinamento.
O Bard teve um aprendizado supervisionado e auto-supervisionado, com menos feedback humano.
Nesse aspecto, quem leva a melhor é o ChatGPT, já que a interação com os criadores gera conteúdos mais assertivos.
Contexto
O ChatGPT consegue assimilar vários tipos de perguntas, gerar códigos e mais, mas a compreensão do contexto das mensagens ainda é inicial, enquanto o Bard consegue compreender melhor contexto e narrativas.
Aqui, quem sai na frente é o Bard.
Customização
Um dos pontos mais divulgados pelo Google, criador do Bard, é a possibilidade de ajustar o tom de respostas do chatbot e o estilo do texto. Na prática, isso quer dizer que os usuários podem escolher e solicitar que a resposta do Bard seja mais simples, longo, curto, profissional ou casual. Ao solicitar para que a ferramenta escreva um e-mail, por exemplo, o usuário poderá pedir que ele fique mais formal ou menos formal.
No entanto, essa opção de tom e estilo está disponível apenas em inglês, mas poderá ser acessada do Brasil. Ou seja, quem não dominar o idioma estrangeiro, não conseguirá usar esse diferencial da ferramenta.
O ChatGPT também tem opções customizáveis, mas com limitações maiores. A versão paga traz melhorias quanto a isso.
Alucinações
As “alucinações”, como são chamadas as respostas falsas e inventadas das IAs, acontecem em ambas as plataformas, mas usuários nas redes sociais têm relatado maior incidência na plataforma Bard. Isso pode acontecer por ser recém-lançado e ainda estar em aprendizado no país.
Como não temos dados comparativos para afirmar quem ganha, o usuário deverá comparar as respostas obtidas em ambas as plataformas e também em pesquisas próprias para confirmar os dados.
Velocidade das respostas
O ChatGPT é bem mais veloz para gerar as respostas, de acordo com a apuração da reportagem. Demora cerca de apenas 1,5 segundo para obter o início da resposta da ferramenta da Open AI.
Já o Bard demora aproximadamente 7 segundos para iniciar a resposta.
Embora o tempo seja muito pequeno em ambos os casos, no dia a dia a agilidade do ChatGPT faz diferença e ganha nesse aspecto.
Interface
Ambas as ferramentas têm interfaces similares, com chats e áreas para perguntas, então aqui pode variar conforme o gosto do usuário.
Gerenciamento de chats
Em ambas as plataformas é possível gerenciar os chats com as perguntas feitas, sendo possível reorganizar, apagar e mais.
Acesso à ferramenta
Ambos chatbots requerem cadastro para uso, mas nesse aspecto, o ChatGPT leva a melhor, isso porque qualquer pessoa com e-mail próprio pode fazer o acesso.
Já o Bard, por ser do google, requer que a sua conta de e-mail utilizada tenha autorização para usar a ferramenta.
Ou seja, se o seu cadastro for por uma empresa e o e-mail que você fez login seja de uma conta com um administrador, este deverá permitir o acesso. Do contrário, você não conseguirá acessar e se deparará com a seguinte mensagem: “o Bard não pode ser usado com esta conta. A conta xxxx@contabeis.com.br está conectada. Se você fez login em uma conta do Google Workspace, talvez o administrador não tenha ativado o acesso ao BardAbre em uma nova janela.”