Ver mais notícias

MICRO E PEQUENAS EMPRESAS GERAM QUASE 710 MIL VAGAS DE TRABALHO EM 2023, REVELA SEBRAE

Setor de Serviços se destaca com mais de 394 mil contratações.

 
Micro e pequenas empresas geram quase 710 mil vagas de trabalho em 2023, revela Sebrae
 

Um levantamento realizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), com base em dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), mostra que as micro e pequenas empresas (MPEs) foram responsáveis por criar quase 710 mil vagas de trabalho em 2023. 

Esse número corresponde a aproximadamente 70% do total de empregos formais gerados no período, que ultrapassou a marca de 1 milhão de vagas.

Segundo o levantamento, os resultados obtidos em 2023 são semelhantes aos registrados nos primeiros semestres de 2021 e 2022. O setor de Serviços se destacou, gerando mais de 394 mil contratações, seguido pelos segmentos de construção (147 mil), Indústria da Transformação (72 mil) e Comércio (60 mil).

A participação das MPEs nas compras públicas, apontando que ampliar essa participação, que atualmente é de 30%, pode ser um fator relevante para impulsionar o crescimento dessas empresas e contribuir ainda mais para a geração de empregos no país. Além disso, as micro e pequenas empresas são importantes na manutenção do emprego, mesmo diante de desafios como as altas taxas de juros, que impactam os investimentos no setor.

Em junho de 2023, o Brasil registrou um saldo positivo de 157 mil novas vagas, onde as micro e pequenas empresas representaram 72% desse total (113 mil vagas). Já as médias e grandes empresas tiveram uma participação de 13% no total de vagas criadas (19 mil vagas). Em comparação ao mês anterior (maio), as MPEs geraram quase 5 mil empregos a mais. Além disso, quando comparadas a junho de 2022, as vagas criadas pelas MPEs representam 9 pontos percentuais a mais no geral, passando de 63% para 72% do total de empregos formais no país.

Os dados do Caged também mostram que, no primeiro semestre de 2023, o Brasil acumulou a criação de mais de 1,02 milhão de postos de trabalho formais. Dessas novas contratações, as micro e pequenas empresas foram responsáveis por 709 mil vagas, o que representa quase 70% do total.

O cenário mostra a relevância das micro e pequenas empresas na economia brasileira e sua contribuição para o mercado de trabalho, demonstrando resiliência e sustentando o saldo positivo de empregos no país.