DESEMBARGADOR DO TRT-1 DESTACA A IMPORTÂNCIA DA SEGURANÇA EM CONGRESSO NACIONAL
Representando o TRT-1, o desembargador Leonardo Dias Borges, presidente da Comissão de Segurança Institucional, participou do II Congresso Nacional dos Agentes da Polícia do Poder Judiciário da União, em Santa Catarina.
O II Congresso Nacional dos Agentes de Polícia do Poder Judiciário da União, promovido pela Associação Nacional dos Agentes de Polícia do Poder Judiciário da União (AGEPOLJUS), foi realizado nos dias 14 e 15/9, no auditório da Justiça Federal de Santa Catarina, em Florianópolis. Representando o Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (RJ), esteve presente no evento o desembargador Leonardo Dias Borges, presidente da Comissão de Segurança Institucional e assessor da Presidência. O objetivo do encontro foi promover a troca de experiências e informações, visando ao enriquecimento da profissão dos agentes.
A mesa diretora do congresso contou também com a presença do diretor do Foro da Seção Judiciária de Santa Catarina, juiz Henrique Luiz Hartmann; do presidente do TRT da 12ª Região, desembargador José Ernesto Manzi; do presidente do TRT da 20ª Região, desembargador José Augusto do Nascimento; e do presidente da Comissão da Ordem dos Advogados do Brasil de Santa Catarina (OAB/SC), Willian Shinzato.
O juiz diretor do Foro, Henrique Hartmann, deu boas-vindas aos policiais judiciais presentes e enfatizou a relevância do debate sobre a segurança institucional do Poder Judiciário Federal. Na sequência, o desembargador Leonardo Dias Borges, do TRT-1, forneceu exemplos da atuação da segurança no Rio de Janeiro e destacou a transformação do cargo em Polícia Judicial, o que resultou em uma maior valorização para os(as) servidores(as). O magistrado observou que todas as vezes que autoridades do Supremo Tribunal Federal e do Tribunal Superior do Trabalho se deslocam para o Rio de Janeiro, a segurança é realizada pelo TRT da 1ª Região.
O desembargador presidente do TRT-12, José Manzi, reforçou a importância dos agentes de Polícia Judicial para a independência da magistratura. Já o presidente do TRT-20, desembargador José Nascimento, destacou a necessidade de debater questões relacionadas ao segmento em busca de melhorias e valorização. Por fim, o representante da Ordem dos Advogados do Brasil, Willian Shinzato, colocou a instituição à disposição dos agentes de Polícia Judicial para atuarem em conjunto em prol das demandas da categoria.
O presidente da AGEPOLJUS, Roniel Andrade, agradeceu aos magistrados pela receptividade e pelo apoio na realização dos eventos da Associação, reforçando a importância da abertura desse canal de diálogo.
Com informações da AGEPOLJUS.