EMPREENDEDORISMO DIA NACIONAL DA MPE É MARCADO POR NOVAS PARCERIAS A FAVOR DO EMPREENDEDORISMO
O objetivo das parcerias é promover inclusão social por meio do empreendedorismo.
No Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa (MPE), que foi celebrado nesta quinta-feira (5), o Sebrae e o governo federal anunciaram parcerias estratégicas para fortalecer os pequenos negócios.
As parcerias foram firmadas com os ministérios do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) e da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos com o objetivo de promover a inclusão social por meio do empreendedorismo.
De acordo com o presidente do Sebrae Nacional, Décio Lima, o atual cenário econômico é positivo, com um Produto Interno Bruto (PIB) acima de 3%, um recorde na balança comercial e a criação de 1,4 milhão de empregos no país, sendo que 73% destas vagas são atribuídas aos pequenos negócios.
“Com foco na sustentabilidade, inovação e inclusão, o Sebrae se compromete a contribuir para a redução da desigualdade e para atingir um público ainda maior de empreendedores, enfrentando os desafios do país”, afirmou.
O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) estabeleceu uma parceria com o Sebrae com o propósito de promover a inclusão socioeconômica por meio da formação, capacitação e desenvolvimento de potenciais empreendedores, bem como empreendedores formalizados, visando à independência das pessoas inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) para programas sociais do governo federal.
De acordo com o ministro da pasta, Wellington Dias, serão investidos inicialmente R$ 15,2 milhões para alcançar a meta de atender 1 milhão de empreendedores selecionados do público do CadÚnico do Bolsa Família.
“O objetivo é proporcionar a esse grupo a oportunidade de aumentar sua renda de forma sustentável, reduzindo a dependência dos programas sociais e promovendo a redução da pobreza por meio da geração de emprego, uma vez que os pequenos negócios desempenham um papel significativo nesse aspecto”, explicou.
Com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, foi firmado um acordo para melhorar a gestão pública, aproximando-a do empreendedorismo brasileiro e facilitando processos de inovação pública, compras governamentais e transformação digital das instituições.
“A parceria com o Sebrae é fundamental para que as práticas de gestão pública contribuam para o desenvolvimento econômico e social, valorizando principalmente os pequenos negócios na participação em compras públicas”, ressaltou a monista Esther Dweck.
Ela enfatiza a importância de o Estado direcionar seu poder de compra não apenas para grandes empresas, mas também para os pequenos negócios, que devem ser incentivados a utilizar a nova lei de licitações.
Além disso, durante o evento, os Correios lançaram um selo comemorativo em homenagem ao Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa. O selo, que apresenta as cores do Sebrae e a logo da campanha "Compre do Pequeno", retrata uma cafeteria de um microempreendedor, um modelo de negócio já bem estabelecido na mente dos brasileiros.