Ver mais notícias

RESENDE GANHA NOVO FÓRUM TRABALHISTA

Solenidade de inauguração foi realizada na sexta-feira (15/12). O novo fórum trará uma economia de quase R$ 120 mil anuais aos cofres públicos.
Data de criação: 18/12/2023 11:26:00
magistrados posam na frente do Fórum de Resende
Com o objetivo de proporcionar um local de trabalho mais adequado a servidores(as), magistrados(as) e advogados(as) e de economizar recursos públicos, o Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (RJ) inaugurou a nova sede do fórum trabalhista de Resende, intitulado "Juiz Marco Aurélio Almaraz Lima". A solenidade aconteceu na última sexta-feira (15/12).
 
Com o fórum, o TRT-1 vai economizar cerca de R$ 120 mil por ano em aluguel, já que atualmente as duas varas do Trabalho de Resende funcionam em imóveis de terceiros. Construído pelo TRT-1 no bairro Liberdade (Avenida Marcílio Dias, nº 773), o novo prédio tem apenas o andar térreo, o que proporciona acessibilidade à edificação, evitando a necessidade de instalação de rampas ou equipamentos de deslocamento vertical. São 672 metros quadrados de área construída em um terreno de quase 2.000 metros quadrados, que está localizado em área central da cidade, ao lado do prédio da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
 
O nome do fórum é uma homenagem ao juiz do Trabalho Marco Aurélio Almaraz Lima, que foi titular da 1ª Vara do Trabalho de Resende de 1998 a 2002 (ano em que faleceu). A mãe do magistrado, Ana Maria Almaraz, e a viúva, Carla Pinheiro Cardoso, estiveram na solenidade de inauguração e receberam flores como forma de homenagem.
 
Na cerimônia de inauguração, o presidente do TRT-1, desembargador Cesar Marques Carvalho, afirmou que o novo fórum representa um marco significativo, principalmente por unir em um prédio único as duas varas do Trabalho de Resende. “Hoje, as varas ficam em instalações separadas, o que dificulta a vida dos trabalhadores e dos advogados. Mas, a partir de agora, com este fórum, a situação ficará bem melhor. Tenho certeza que vamos avançar bastante na prestação jurisdicional, para o bem da sociedade local”, falou o magistrado.
 
As duas varas do Trabalho do município, que também têm jurisdição sobre as cidades de Itatiaia e Porto Real, começarão a funcionar no novo prédio no dia 15 de janeiro de 2024.
 

montagem com fotos da solenidade
À esquerda, desembargador Cesar Marques Carvalho fala durante a solenidade; à direita, ele descerra a placa de inauguração com o procurador-geral de Resende, José Renato Amirat.


Demais autoridades

O procurador-geral de Resende, José Renato Amirat, representando o prefeito, Diogo Gonçalves Diniz, classificou a inauguração do fórum como um momento ímpar, tanto para Resende quanto para as cidades próximas. “Quero frisar a ideia de cooperação. A convergência institucional gera o resultado tão promissor que vemos nesta tarde. O atendimento agora será melhor e oferecido com mais qualidade para o jurisdicionado”, afirmou.
 
Por sua vez, a presidente da 18ª Subseção (Resende, Itatiaia e Porto Real) da OAB/RJ, Andréia de Oliveira Valente, destacou a homenagem ao magistrado Marco Aurélio Almaraz Lima, que dá nome ao fórum. “Doutor Marco Aurélio foi um grande professor não só no direito do trabalho, mas também na vida. Ele sempre nos mostrava como é importante o Judiciário andar de mãos dadas com a advocacia”, disse.
 
Também compôs o rol de autoridades na cerimônia de abertura o juiz do Trabalho Rodrigo Dias Pereira, titular da 1ª Vara do Trabalho de Resende e diretor do foro de Resende. O magistrado compartilhou a importância do juiz Marco Aurélio, homenageado na nomenclatura do novo foro. Ele relembrou que Marco Aurélio foi seu primeiro contato ao ingressar no concurso para magistratura, descrevendo-o como uma fonte de confiança e serenidade que foram essenciais para enfrentar o desafio da prova.
 
* Na foto que abre a matéria, estão o juiz do Trabalho aposentado, Luiz Nelcy Pires de Souza, que foi titular das duas VTs de Resende por muitos anos; o presidente do TRT-1, desembargador Cesar Marques; e o juiz do Trabalho Rodrigo Dias Pereira, titular da 1ª VT de Resende e diretor do foro do município.
 

assinatura SCC