DEFINIÇÃO DE COMISSÕES E GRUPOS DE TRABALHO E PRESENÇA DO PRESIDENTE DO CRCPI SÃO DESTAQUES NA SESSÃO PLENÁRIA DO CRCSP
Ocorreu em 9 de fevereiro, no Plenário Sebastião Luiz Gonçalves dos Santos, a sessão plenária do CRCSP, reunião regimental dos conselheiros da entidade. A sessão contou com a apresentação da composição das Comissões e Grupos de Trabalho para a gestão 2024-2025 e dos resultados do Conselho nos primeiros meses do ano e com a participação do presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Piauí (CRCPI), Carlos Lustosa Filho.
O presidente do CRCSP, João Carlos Castilho Garcia, deu início à reunião plenária dando as boas-vindas aos novos conselheiros. “Sejam todos bem-vindos e contem com a gente para o que precisarem”, declarou João Carlos.
Além dos presidentes do CRCSP e do CRCPI, compuseram a mesa diretora da plenária os vice-presidentes Heloísa de Castro Alves Felippe da Silva (Administração e Finanças), Flávia Augusto (Fiscalização, Ética e Disciplina), Wander Pinto (Desenvolvimento Profissional) e Eliane Maia (Registro) e o diretor Executivo do CRCSP, Claudio Rafael Bifi.
Entre os assuntos da pauta da plenária, foram apresentadas as atas elaboradas pelas Comissões na gestão anterior, para conhecimento do trabalho já realizado e a composição das Comissões e Grupos de Trabalho do CRCSP para a atual gestão.
O Conselho Diretor do CRCSP definiu 19 Comissões e Grupos de Trabalho, incluindo oito Comissões Técnicas que irão contribuir com sugestões em diferentes áreas do conhecimento contábil, seja para a melhoria de normas, realização de atividades e produção de conteúdo técnico, entre outras ações. São elas:
-
Comissão CRCSP Mulher;
-
Comissão de Ações Sociais e Culturais;
-
Comissão de Desenvolvimento Científico e Acadêmico;
-
Comissão de Desenvolvimento de Novas Lideranças e de Integração Estudantil;
-
Comissão de Educação Profissional Continuada – CEPC;
-
Comissão de Integridade, Gestão da Governança e Compliance no Âmbito do CRCSP;
-
Comissão Permanente de Seleção e Treinamento de Representantes;
-
Comissão Permanente de Transparência;
-
Grupo de Trabalho para Acompanhamento de Serviços de Obras de Engenharia e Arquitetura nas Instalações do CRCSP;
-
Grupo de Trabalho para Acompanhar e Monitorar o Plano de Trabalho e Orçamentos dos Exercícios de 2024/2025;
-
Grupo de Trabalho para Contabilidade Eleitoral.
Comissões Técnicas:
-
Comissão Técnica (ESG) - Ambiental, Social e Governança;
-
Comissão Técnica da Área Pública;
-
Comissão Técnica de Normas Técnicas da Área Tributária;
-
Comissão Técnica de Normas Técnicas de Auditoria;
-
Comissão Técnica de Normas Técnicas de Perícia;
-
Comissão Técnica de Normas Técnicas do Terceiro Setor;
-
Comissão Técnica de Normas Técnicas para Grandes Empresas;
-
Comissão Técnica de Normas Técnicas para Pequenas e Médias Empresas – PMEs.
O presidente João Carlos explicou os critérios para a definição: “as comissões possuem uma atuação estratégica tão importante quanto a das câmaras regimentais. Buscamos definir a composição com equilíbrio, de acordo com as respostas que tivemos à pesquisa que enviamos aos conselheiros no início do ano e área de atuação de cada um. Faremos alguns ajustes conforme vocês nos derem um retorno e contamos com a dedicação de cada um de vocês”, explicou o presidente João Carlos.
Os vice-presidentes Heloísa, Flávia, Wander e Eliane também agradeceram a participação de todos nas reuniões e atividades do CRCSP e desejaram uma boa gestão a todos.
O presidente do CRCPI, Carlos Lustosa Filho, destacou ao final da plenária a importância da atuação conjunta e colaboração, tanto entre os Conselhos de Contabilidade como com outras entidades da área contábil.
“Hoje ninguém consegue realizar nada sem parcerias, através do consenso e da união, pensando no resultado para o usuário final, que é o profissional da contabilidade. Na solenidade de posse ocorrida ontem e na plenária de hoje pude verificar que a solidariedade e vontade de servir à sociedade são marcas do CRCSP”, parabenizou o presidente do CRCPI.