OBRIGAÇÕES CONTRATUAIS SÃO TEMA MAIS DEMANDADO NA JUSTIÇA ESTADUAL
As obrigações contratuais foram o tema mais recorrente na Justiça Estadual em 2023. As demandas sobre espécies de contratos (1.775.093 processos) representaram 5,22% do total de ações em todos os graus de jurisdição.
Na sequência dos assuntos mais demandados na Justiça Estadual estão as execuções fiscais (1.470.751), que correspondem a 4,33% dos processos.
O Direito Tributário também ocupa a terceira colocação do ranking, já que 872.551 ações (2,57%) dizem respeito ao Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU).
Os dados são do relatório Justiça em Números 2024, divulgado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) nesta terça-feira (28/5). Todos os dados são relativos ao ano de 2023.
A Justiça Estadual contou com aproximadamente 71% do total de processos que ingressaram no Poder Judiciário no último ano.
Também se destacam na Justiça Estadual as ações sobre pensão alimentícia (864.580 processos ou 2,54% do total) e sobre relações de parentesco (526.781 processos ou 1,55% do total), ambas inseridas dentro do Direito de Família.
Isso, somado ao assunto que lidera a lista, revela a predominância do Direito Civil na Justiça Estadual (já que o Direito de Família é tratado no Código Civil).
Se considerados apenas os processos em segunda instância (ou seja, nos Tribunais de Justiça), as espécies de contratos ainda são o tema mais discutido. Porém, também ganham destaque ações sobre contratos bancários, tráfico de drogas e indenizações por danos morais.
Nos Juizados Especiais e nas Turmas Recursais, o maior fluxo de processos é de Direito do Consumidor, especialmente quanto a indenizações por danos morais e materiais.