Ver mais notícias

BRICS+ SE REÚNEM NA RÚSSIA PARA DISCUTIR DIREITO E ECONOMIA

No olho do furacão do comércio mundial, em que China e Estados Unidos disputam a hegemonia econômica internacional, líderes jurídicos dos países que integram os BRICS+ (Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul e pelo menos quatro países incorporados em 2024) se reunirão em outubro, nos dias 18 e 19, em Moscou, na Rússia.

pixabay
moscou

Líderes jurídicos dos países dos BRICS+ vão se reunir em Moscou

O evento é organizado pela New Economy Legal Infrastructure (Infraestrutura Legal da Nova Economia) — o Neli Center, empresa com sede em Dubai. O instituto tem por objetivo a investigação na área do Direito com vistas à regulação das relações econômicas nos países integrantes do bloco.

 

Na semana seguinte, na cidade de Kazan, a 700 quilômetros de Moscou, nos dias 22 a 24, será promovido o encontro de Cúpula dos Líderes dos BRICS+ — que neste ano acontece na Rússia.

O Fórum Neli Center em Moscou deverá reunir integrantes das delegações oficiais dos BRICS+, líderes de empresas, consultorias e escritórios de advocacia focados em ampliar negócios dentro do grupo de cooperação econômica.

A programação do evento incluirá seminários, mesas e debates em temas como instrumentos financeiros na área dos BRICS+, comércio exterior, novas oportunidades de negócios e questões como a resolução internacional de disputas e proteção a investimentos.

 

Plataformas de relacionamento

O Neli Center oferece plataformas de relacionamento entre líderes empresariais e jurídicos e produz relatórios e pesquisas sobre o funcionamento do ambiente de negócios dentro dos BRICS+. Neste ano, serão oferecidos dois novos guias: o “Doing Business on BRICS+” e o “BRICS+ Legal Index”.

O “Doing Business” é uma pesquisa anual de oportunidades para investidores estrangeiros, analisando o ambiente legal e regulatório, o sistema judicial, o cenário para investimentos, contratos e transações comerciais, proteção de propriedade intelectual e liquidação financeira em cada um dos países BRICS+, com base em informações confidenciais dos principais profissionais das áreas estudadas.

O BRICS+ Legal Index é uma pesquisa anual informativa e analítica dos mercados jurídicos dos países que integram o bloco com o objetivo de classificar e indicar escritórios de advocacia por área de atuação. A classificação inclui parceiros jurídicos confiáveis ​​e qualificados para apoiar negócios internacionais em suas jurisdições com base na análise da experiência em projetos, capacidades de implementação de projetos internacionais, equipes profissionais, clientes internacionais e desempenho geral.

Em 2024, passaram a integrar oficialmente os BRICS+ os Emirados Árabes Unidos, o Egito, a Etiópia e o Irã. A Arábia Saudita teve pedido aprovado e pode integrar o grupo em breve. Estima-se que outros 20 países já fizeram pedidos formais para integrar o grupo.