CENTRO INTERNACIONAL DE PESQUISAS FARÁ RANKING DOS ESCRITÓRIOS DE ADVOCACIA BRASILEIROS
O centro de pesquisas New Economy Legal Infrastructure (Infraestrutura Legal da Nova Economia, em português), conhecido como Neli Center, vai produzir um ranking detalhado dos principais escritórios de advocacia brasileiros que participarem da sua pesquisa sobre o ambiente jurídico e as novas oportunidades econômicas nos países do bloco Brics+.
A pesquisa foi lançada pelo instituto no início deste mês e já está em andamento. Neste ano, ela vai cobrir apenas o Brasil e os Emirados Árabes Unidos (EAU), onde o Neli Center está sediado. Os resultados estão previstos para outubro.
Além do ranking de escritórios, será elaborado um guia de negócios para as respectivas jurisdições, com especificidades relacionadas aos aspectos legais, baseado nas respostas das bancas entrevistadas.
O Brics+ é formado por Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, Egito, EAU, Arábia Saudita, Etiópia e Irã.
Embora a pesquisa por enquanto esteja restrita a dois países do bloco, a ideia é expandi-la e revelar os resultados de oito regiões do mundo: América Latina; Oriente Médio e Norte da África; o restante do continente africano; Ásia-Pacífico; Índia; China; Turquia; e Comunidade dos Estados Independentes (CEI).
Espaço aberto
Desde o dia 1º deste mês até 15 de setembro, há um espaço aberto para que os escritórios participem da pesquisa. É preciso preencher um formulário disponível no site do Neli Center ou fazer uma entrevista por telefone.
As respostas são avaliadas de acordo com um sistema que leva em conta diversos aspectos. As questões são voltadas a estrutura da banca, práticas, projetos e clientes.
Após essa primeira etapa, serão feitas, até o dia 23 de setembro, entrevistas mais aprofundadas com sócios para discutir o ambiente jurídico, as tendências econômicas e os detalhes de operação em determinada jurisdição.
A qualidade e a profundidade das respostas nessa segunda fase também serão consideradas para o ranking, pois demonstram a especialidade da banca e seu entendimento de mercado.
Os escritórios participantes poderão recomendar outras bancas que julguem serem líderes em certas áreas do Direito. Se uma banca receber ao menos três recomendações, poderá ser incluída no ranking.
Para confirmar as recomendações, o Neli Center fará uma análise adicional de informações de fontes abertas, o que inclui os sites oficiais dos escritórios, outros rankings internacionais e publicações sobre projetos importantes.