REVISÃO DE NOTAS DA PROVA DISCURSIVA DO CNU É DIVULGADA NESTA QUINTA-FEIRA (17)
Nesta quinta-feira (17), o Concurso Nacional Unificado divulgou a revisão de notas da prova discursiva aos candidatos e a consulta pode ser feita na área do candidato no site da Cesgranrio ou do próprio concurso. Para acessar os resultados, basta acessar o menu “Resultados e Convocações”.
É importante destacar que, com a revisão de notas da prova discursiva, a nota dos candidatos pode aumentar, permanecer igual ou até diminuir e o resultado final do CNU será divulgado somente no dia 21 de novembro.
Lembrando que nesta quinta-feira (17) também ocorrerá a convocação para o procedimento de heteroidentificação dos candidatos que se declaram negros e para os auto declarados indígenas, condição válida de forma exclusiva aos cargos da Fundação Naiconal dos Povos Indígenas (Funai). Após a convocação, os candidatos negros deverão se apresentar para a comissão de heteroidentificação, que acontecerá nos dias 2 e 3 de novembro.
A comissão, conforme o edital do concurso, é composta por cinco integrantes e seus suplentes, que não terão os nomes divulgados. Vale ainda dizer que o comitê deve garantir a diversidade das pessoas que a integram quanto ao gênero, cor, sempre que possível, origem regional.
Os candidatos, durante o processo, terão seus dados biométricos coletados e serão submetidos ao exame grafológico e o critério fenotípico, aparência, será usado de maneira exclusiva para avaliar a condição declarada.
Para fins de registro de avaliação, o procedimento será todo filmado pela Cesgranrio e o candidato que se recusar a participar da filmagem ou coleta de biometria será eliminado do CNU.
Vale ainda informar que o inscrito que não tiver sua autodeclaração confirmada nesse procedimento concorrerá às vagas destinadas à ampla concorrência, isso desde que sua nota ou pontuação seja suficiente para prosseguir nas demais etapas.
O procedimento de verificação, no caso das vagas para pessoas indígenas, será feito pela comissão de verificação documental complementar, também nos dias 2 e 3 de novembro.
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), em nota, explica que a comissão irá analisar a documentação comprobatória de pertencimento étnico, que foi enviada pelos candidatos no momento da inscrição no CPNU. Não será possível enviar outros documentos”.
A previsão de divulgação dos resultados preliminares da avaliação da veracidade da autodeclaração estão para o dia 13 de novembro e os recursos para estes resultados poderão ser apresentados nos dias 13 e 14 de novembro.
Os candidatos que se autodeclaram com deficiência por meio de análise da documentação médica enviada durante a inscrição, irão também participar da perícia médica a partir desta quinta-feira (17) até o dia 25 de outubro.
Os resultados preliminares da avaliação biopsicossocial das pessoas com deficiência estão previstos para serem divulgados no dia 13 de novembro e os recursos poderão ser enviados nos dias 13 e 14 do mês que vem.
Com informações da Folha de S. Paulo