INSTITUTO BRASILEIRO DE DIREITO E RACIOCÍNIO PROBATÓRIO É LANÇADO EM BRASÍLIA
O Instituto Brasileiro de Direito e Raciocínio Probatório (IBDRP) será lançado nesta semana em Brasília. O órgão surge com o propósito de contribuir para o aperfeiçoamento da prova judicial e para a racionalização da tomada de decisão.
Isso porque, nos últimos anos, a prova jurídica tem ganhado espaço relevante no cenário nacional, especialmente nas livrarias, na academia e nos tribunais, criando uma cultura jurídica cada vez mais comprometida com a melhoria da qualidade da prova.
Entre os objetivos específicos do IBDRP, destaca-se a promoção de uma cultura racionalista da prova — sempre de maneira ética, impessoal, colaborativa e coletiva —, contribuindo para um tratamento cada vez menos subjetivo e mais racional da prova.
O pré-lançamento acontecerá nesta quinta-feira (7/11), às 10 horas, em evento no Instituto de Direito Público (IDP), com palestras do Ministro do Superior Tribunal de Justiça, Sebastião Reis, e do Professor Jordi Ferrer Beltrán. A mediação é de Anna Reis, Presidente do CESA-DF, e Thiago Turbay, Conselheiro do IBDRP.
Já o lançamento oficial ocorrerá em evento online, nesta sexta-feira (8/11), às 10h30, reunindo grandes nomes do direito probatório, como Ronald J. Allen (EUA), Jordi Ferrer Beltrán (Espanha), Carmen Vázquez (México), Flavia Carbonell (Chile), Luca Passanante (Itália), Gustavo Badaró (Brasil) e Vincenzo Ansanelli (Itália). Haverá transmissão pelo canal do YouTube e pelo Instagram (@ibdrp_).
Associação
Para se associar ao IBDRP, é necessário comprovar vínculo com a área de pesquisa em direito probatório, seja por meio de pesquisas acadêmicas, publicações, atuação profissional consistente ou prestação de serviços relevantes ao instituto.
O órgão não possui patrocínios de fundações ou pessoas jurídicas, e a associação de pessoas jurídicas é vedada. Sua manutenção é garantida pelas contribuições dos associados.