Ver mais notícias

CONTADOR, VOCÊ SABE TODOS OS SERVIÇOS ONLINE QUE O CFC OFERECE? VEJA FACILIDADES PENSADAS PARA A CLASSE

O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) disponibiliza um conjunto de serviços on-line para a classe contábil e a sociedade. Dessa forma, é possível resolver uma série de questões sem sair de casa ou do trabalho. Ao todo, são seis grupos de funcionalidades que se dividem em uma série de ferramentas e de facilidades. Entre eles, estão manifestações, transparência, consultas, validações e certidões, manuais e cartilhas e portal e sistemas. Conheça a seguir cada um:

Manifestações

No grupo das manifestações, há duas funcionalidades: ouvidoria e denúncias e comunicações irregulares. A ouvidoria é um meio de comunicação entre o CFC e a sociedade. Por meio desse canal, o cidadão pode realizar sete tipos de manifestações: reclamação, denúncia, denúncia anônima, elogio, sugestão, solicitação, assim como, utilizar o serviço “simplifique”. O espaço funciona de forma rápida e eficiente. O interessado em fazer algum dos contatos mencionados com a entidade utiliza plataforma específica e encaminha as suas demandas. Em seguida, a entidade analisa as informações e dá retorno no prazo máximo de 30 dias. O usuário pode acompanhar todo andamento do pedido. Somente no exercício 2023, foram recebidos mais de 1.200 contatos e todos foram respondidos.

 

Por meio do campo de denúncias e comunicações irregulares, podem ser encaminhados indícios de irregularidades, como falhas de controle, fraudes internas e externas, atos ilícitos e descumprimento a princípios éticos e políticas internas.

Transparência

Esse bloco está dividido em Portal da Transparência e e-SIC. O Portal da Transparência dá oportunidade de os cidadãos terem acesso a informações sobre a entidade. A disponibilização desses dados é regulamentada por meio da Lei nº 12.527, de 2011. Entre alguns dos temas disponibilizados estão atos normativos, licitações, diárias e passagens, execução orçamentária, entre outros.

 

Sistema Eletrônico de Serviço de Informações ao Cidadão (e-SIC) é outra ferramenta voltada para a transparência. Por meio do sistema, qualquer pessoa física ou jurídica pode encaminhar pedidos de acesso à informação ao CFC. A plataforma ainda permite ao usuário o acompanhamento do prazo de resposta à sua solicitação.

Consultas

Esse espaço permite que o cidadão tenha acesso a uma série de funcionalidades que podem facilitar o seu dia a dia de trabalho e, até mesmo, ficar mais protegido, já que é possível consultar a existência do cadastro de profissionais. Entre os serviços disponíveis nessa área estão resoluções; licitações; quantidade profissionais em atividade; biblioteca; e cadastro profissional, assim como os cadastros nacionais de peritos contábeis e de auditores independentes.

No campo “Resoluções”, é possível consultar resolução ou norma  emitidas pelo CFC. Basta preencher os espaços que tratam de número, palavra-chave e ano de publicação. Na área de licitações, os interessados podem verificar os processos licitatórios desempenhados pela autarquia e aqueles que ainda estão em curso.

Outro recurso disponível é o “Quantos somos”, um local em que é possível ter acesso ao número de profissionais e de escritórios registrados e ativos que existem no território nacional. Outra ferramenta de consulta de fácil acesso é o espaço da Biblioteca do Conselho. Na área virtual do espaço, pode-se consultar uma série de materiais contábeis.

O CFC ainda oferece informações que colaboram para proteger o cidadão. No espaço “consultas”, qualquer interessado pode buscar por profissionais na plataforma de cadastro nacional. Dessa forma, é possível verificar se o contador ou o técnico em contabilidade que presta determinado serviço está devidamente registrado. Adicionalmente, há a busca dos cadastros de peritos contábeis e de auditores independentes, nos espaços “CNPC” e “CNAI”, respectivamente.

Validações e certidões

A classe contábil também tem à disposição uma área para autenticar a certidão do Cadastro Nacional de Auditores Independentes (CNAI); outra para obter a certidão do CNAI de Pessoas Jurídicas (CNAIPJ); um terceiro campo para validar a certidão do Cadastro Nacional de Peritos Contábeis (CNPC); e um quatro local onde é possível confirmar a veracidade das Declarações Comprobatórias de Percepção de Rendimentos (Decores).

Manuais e cartilhas

Para facilitar a emissão de documento e o entendimento de alguns dos processos do CFC, a entidade disponibilizou alguns manuais e cartilhas. Entre eles estão o “Passo a passo para a emissão da Decore”; um “perguntas e respostas” sobre o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) e a sua relação com o Conselho; o Manual de Procedimentos Processuais; e como fazer o check-in no Sistema de Eventos da autarquia.

Portal de Sistemas

Pelo meio digital, os profissionais da contabilidade podem ter acesso a uma série de serviços, entre eles DecoreCoafEducação Profissional Continuada (EPC), Comitê de Administrador do Programa de Revisão Externa de Qualidade (CRE), Sistema de EventosExame de Qualificação Técnica (EQT) e Domicílio Eletrônico.

 

Fonte: CFC