Ver mais notícias

EDSON FACHIN RECEBE TÍTULO DE PROFESSOR HONORIS CAUSA DA UNICESUSC, EM SANTA CATARINA

O ministro do Supremo Tribunal Federal Edson Fachin recebeu, nesta segunda-feira (24/2), o título de professor honoris causa do Centro Universitário Cesusc (Unicesusc), de Florianópolis (SC). A decisão de conceder o título a ele foi tomada em julho de 2022 pelo Conselho Universitário. A vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil de Santa Catarina, Gisele Kravchychyn, e o conselheiro federal da Ordem catarinense, Rafael Assis, prestigiaram a solenidade.

Reprodução/OAB-SC
Edson Fachin, ministro do STF, e representantes da OAB-SC

O ministro do STF, Edson Fachin, junto dos representantes da OAB-SC e da Unicesusc

A honraria é concedida pela Unicesusc a personalidades que se destacam em suas trajetórias pessoais e profissionais. No caso de Edson Fachin, o reconhecimento se dá por suas contribuições na defesa da democracia, dos direitos fundamentais e do Poder Judiciário brasileiro, segundo o Centro Universitário.

 

“Nós sempre temos a oportunidade de trazer alguns grandes juristas para a outorga de professor honoris causa. Homenagem concedida a professores comprometidos com a democracia, com as causas populares, mas também acadêmicos que tenham ação política. O ministro Fachin sempre foi um estudioso do Direito, doutorado, voltado para o Direito Privado, mas com uma função pública. Conhecido e reconhecido nos Congressos de Direitos Humanos, está dentro de todos os requisitos necessários para receber a homenagem”, declarou o presidente de honra do Unicesusc, professor Edmundo Lima de Arruda Junior.

O centro universitário também já concedeu o título a outras personalidades do Direito, como João Baptista Herkenhoff, Luis Alberto Warat, Ela Wiecko Volkmer de Castilho, Luiz Fernando Coelho, José Roberto Souza Dias, Roberto Aguiar e Sérgio Sérvulo da Cunha e Lenio Streck.