Ver mais notícias

STJ RECEBE LANÇAMENTO DA 22ª EDIÇÃO DO PRÊMIO INNOVARE

O Prêmio Innovare lançou, nesta terça-feira (22/3), sua 22ª edição. A cerimônia foi feita no Superior Tribunal de Justiça, em Brasília, e ficou marcada pelo lançamento de um livro sobre os 20 anos da premiação.

Divulgação/Augusto Costa
Lançamento do Prêmio Innovare 2025

Lançamento do Prêmio Innovare 2025 foi feito na sede do Superior Tribunal de Justiça

A iniciativa do Instituto Innovare em parceria com o Conselho Nacional de Justiça, Ministério da Justiça, Advocacia-Geral da União e associações jurídicas visa o reconhecimento e a disseminação de práticas transformadoras que se desenvolvem no sistema de Justiça.

Ao todo, 298 iniciativas já foram destacadas com prêmios e menções honrosas desde 2004. E mais de 10 mil práticas selecionadas estão organizadas no Banco de Práticas, que pode ser consultado gratuitamente no site da premiação.

 

Em 2025, o Prêmio Destaque será dado à prática que melhor apresentar soluções utilizando tecnologia para a eficiência da Justiça.

Prêmio Innovare

Presidente do STJ, o ministro Herman Benjamin destacou que a premiação consolidou-se como referência em reconhecer o talento, a criatividade e o compromisso com ideal de Justiça de magistrados, membros do MP, defensores públicos, advogados, servidores e cidadãos de todo o país.

“Ao longo desses anos, inúmeras boas práticas foram identificadas e compartilhadas, fortalecendo o Estado Ecossocial de Direito e ampliando a confiança da sociedade em seu Poder Judiciário”, disse o ministro.

Diretor presidente do Instituto Innovare, Sérgio Renault destacou a relevância do fato de uma iniciativa como o prêmio durar mais de 20 anos. “Fico feliz de saber que contribuímos de alguma forma para a melhoria do sistema de Justiça do Brasil.”

 

O ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal, Carlos Ayres Britto, destacou que “o Judiciário não pode continuar com essa avalanche de processos sem um avanço tecnológico”. “Essa iniciativa é válida, atualíssima e que certamente motivará a comunidade jurídica para tentar contribuir.”

Vice-presidente do STJ, o ministro Luis Felipe Salomão destacou que o Innovare acompanhou a história do Judiciário em momentos de sua grande renovação — após a Constituição de 1988 e a Emenda 45/2004, de reforma do Judiciário.

“Não tem sido uma trajetória fácil, mas tem sido ascendente. A cada momento o Judiciário é protagonista, é demandado e é o garantidor da democracia, ele realiza eleições e é chamado para arbitrar questões mais complexas da sociedade”, disse.