EMERJ DEBATE OBRA DE GERALDO PRADO COM MINISTRO DO STJ
O Fórum Permanente de Direito Processual Penal e o Fórum Permanente de Direito Penal, ambos da Escola da Magistratura do Rio de Janeiro, organizam, nesta sexta-feira (30), às 9h30, o evento Série Grandes Professores de Processo Penal: Debates sobre Temas da Obra do Professor Geraldo Prado, que contará com a presença do ministro do Superior Tribunal de Justiça, Marcelo Navarro Ribeiro Dantas.
Um dos principais estudiosos do Processo Penal no Brasil, Prado atuou como promotor de justiça, juiz e desembargador por 27 anos e hoje atua como advogado. Autor de livros e artigos publicados no país e no exterior, o jurista fez estudos de pós-doutoramento em História das Ideias e Cultura Jurídica na Universidade de Coimbra.
Ex-professor de Direito Processual Penal na Universidade Federal do Rio de Janeiro e professor visitante da Universidade Autónoma de Lisboa, no âmbito da qual integra o Ratio Legis – Centro de Investigação e Desenvolvimento em Ciências Jurídicas, em 2021, passou a ser investigador integrado (Projeto: Corpus Delicti – Estudos de Criminalidade Organizada Transnacional).
A primeira exposição do dia será feita por Ribeiro Dantas, que também é doutor em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, e terá como tema “Geraldo Prado: O Homem e sua Obra”.
Em seguida, a professora de Direito Penal e Processual Penal da PUC-Rio e doutora em Teoria do Direito e Democracia Constitucional, Victoria-Amália de Barros Carvalho Gozdawa de Sulocki, fará palestra sobre Sistema Acusatório e Transação Penal.
A abertura do encontro será feita pelo presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, desembargador Ricardo Couto de Castro; pelo diretor-geral da Emerj e mestre em Ciências Penais pela Universidade Candido Mendes, Cláudio Luís Braga dell’Orto; pelo presidente do Fórum Permanente de Direito Processual Penal, desembargador aposentado Luis Gustavo Grandinetti Castanho de Carvalho; pelo presidente do Fórum Permanente de Direito Penal, desembargador José Muiños Piñeiro Filho; e pelo professor emérito da Emerj e doutor em Direito pela Universidade Gama Filho, Geraldo Prado.
Durante o evento, será lançada a obra “Estudos jurídicos em homenagem ao Professor Geraldo Prado por seu 65° aniversário”, organizada por Caio Badaró Massena e Antonio Pedro Melchior.
A reunião acontecerá presencialmente no Auditório Desembargador Paulo Roberto Leite Ventura. Com informações da assessoria de imprensa da EMERJ.