Ver mais notícias

PLANALTO TENTA BLINDAR LULA

Entre as estratégias para defender o ex-presidente no Congresso está a criação de duas CPIs com tucanos como alvos

Diante do aumento da pressão da oposição sobre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o PT, com o aval do Palácio do Planalto, tenta blindá-lo no Congresso e evitar que as investigações da Operação Lava Jato afetem o governo da presidente Dilma Rousseff. Segundo o Estadão Conteúdo, a estratégia para proteger Lula passa pela coleta de assinaturas para criação de duas CPIs na Câmara que têm governos tucanos como alvo, bem como a distribuição para deputados de uma cartilha editada em três línguas com a defesa do partido e também do ex-presidente petista e a utilização do plenário da Câmara e do Senado como tribuna de defesa dele.

TSE notifica Dilma

Enquanto isso, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) notificou ontem a presidente Dilma sobre a decisão, de outubro de 2014, que reabriu ação de investigação eleitoral em que o PSDB pleiteia a cassação de seu mandato e do vice-presidente Michel Temer. De acordo com a assessoria de imprensa do Planalto, a presidente foi notificada por meio de sua assessoria jurídica. Na última terça-feira, o tribunal intimou Temer, que assinou pessoalmente o documento com a citação. Com a intimação, os advogados da coligação de Dilma e Temer terão sete dias para apresentar defesa.

Espumantes brasileiros

A Vinícola Perini, de Farroupilha (RS), comemora o reconhecimento internacional a quatro espumantes da marca, que figuram no Guia Descorchados 2016, projeto do jornalista chileno Patricio Tapia. A publicação apresenta e concede pontuação a cerca de três mil vinhos e espumantes latino-americanos, entre eles os Casa Perini Brut 18 meses (produto elaborado em edição limitada e lançado em dezembro). A boa notícia vem no momento em que a empresa comemora avanço no faturamento de 18% em 2015, a empresa segue investindo na exportação, com foco nos EUA.

Xô multa

Os presidentes do Sescon-SP, Márcio Massao Shimomoto; do Conselho Regional de Contabilidade de São Paulo, Gildo Freire de Araújo; e do Sindcont-SP, Jair Gomes de Araújo, se reuniram nesta semana com o secretário da Receita Federal, Jorge Rachid. Eles pediram a extinção das multas da Guia de Recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço e Informações à Previdência Social (GFIP). Muitas empresas vêm recebendo multas pela entrega em atraso no período de primeiro de janeiro de 2009 a 31 de dezembro de 2013.

Segurança em museus

A respeito da nota publicada na edição de ontem (4) nesta coluna, "Museus inseguros", a Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo informa que "o Museu da Língua Portuguesa cumpria todas as normas de segurança e combate a incêndios desde sua inauguração, em 2006. Documentos que atestam a regularidade das instalações elétricas, de gás, de para-raios, manutenção dos sistemas de segurança, dentre outros, estão no www.museudalinguaportuguesa.org.br/docs.php. Além disso, em janeiro de 2014, o Museu solicitou vistoria aos Bombeiros e cumpriu as recomendações."