Ver mais notícias

COM PRAZO APERTADO, CONTRIBUINTES DEVEM FICAR ATENTOS AO LEÃO

O prazo para declaração do IRPF 2016 termina exatamente daqui a 10 dias. Até 29 de abril, a Receita Federal espera receber 28 milhões de documentos. "O sistema foi aprimorado e a capacidade do Fisco para cruzamento de informações aumentou, tornando possível flagrar omissões e até fraudes", alerta o presidente do Sindicato das Empresas de Contabilidade no Estado de São Paulo (Sescon/SP), Márcio Massao Shimomoto. Segundo ele, para evitar problemas, é aconselhável que o contribuinte busque auxílio de profissionais especializados para preencher a declaração.

De acordo com um levantamento feito pelo Sescon/SP junto a 700 empresas de Contabilidade no estado de São Paulo, apesar das advertências, é comum que as pessoas deixem para entregar a documentação no fim do prazo estipulado pela Receita. De acordo com 42% dos contadores consultados, a maioria dos brasileiros deixará para a última hora a entrega da declaração. Outros 38%, a expectativa é que mais contribuintes busquem um profissional para evitar transtornos com a malha fina, e 20% dos contadores consultados acham que haverá mais brasileiros preenchendo a declaração por conta própria.

Segundo Vanessa Miranda, especialista em Tributos Diretos da Thomson Reuters no Brasil, nos últimos anos tem se confirmado a tendência de o contribuinte retardar a entrega da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (Dirpf) especialmente por dificuldade em se organizar em tempo na separação da documentação necessária que respalda a declaração.