OS BAIRROS MAIS EMPREENDEDORES DE SÃO PAULO
Dentro e fora do Brasil, São Paulo é conhecida como a capital dos negócios. Diante do crescimento de novos negócios, uma pesquisa feita pelo Sebrae-SP em 2014, a partir de dados da Receita Federal, elencou os 96 distritos de São Paulo (SP) que abrigam a maior quantidade de pequenas empresas.
A lista ajuda novos empreendedores no planejamento, para saber a quantidade de empreendimentos de cada bairro e o foco dos serviços oferecidos por eles. “Quando o empreendedor quer abrir um negócio ele precisa saber o potencial de cada bairro e o público que deseja atingir. Por exemplo, o distrito do Brás, que é o primeiro da lista, tem como diferencial o volume de produção nas fábricas locais e o preço competitivo nos comércios. Quem abrir um negócio lá não pode descartar essas características do bairro”, diz Davi Jeronimo, consultor do Sebrae-SP.
Analisar o mercado, segmentar as classes que serão atingidas com o seu negócio e descobrir a viabilidade para abrir a empresa devem ser parte do planejamento. Para isso, ele precisa reconhecer as características próprias do bairro em que atuará. “Saber, por exemplo, que a região da Sé é conhecida pelo comércio de eletrônicos é essencial para investir nesse setor. Não significa que o seu negócio precisa estar lá, mas que ele irá competir com o comércio da região e que, por isso, seu produto deve apresentar um diferencial”, afirma o consultor.
Confira abaixo a lista dos distritos com mais empreendimentos na capital paulista: