Ver mais notícias

CONTRIBUINTE JÁ PODE VER SE CAIU NA MALHA FINA

Os primeiros que entregaram a Declaração do Imposto de Renda este ano já podem ver o andamento e se há alguma pendência. Já quem deixou para o fim do prazo a entrega da DIRPF, terá disponível a informação até dia 10 de maio.

O contribuinte que tiver algum problema ainda pode fazer uma declaração retificadora. Só que tem um detalhe: não tem como mudar o modelo da declaração. Se fez a completa e vai retificar, o sistema obriga que a retificação seja nesse mesmo modelo.

Por outro lado, se a declaração foi retida na malha fina, mas o contribuinte está com tudo em dia e o documento foi preenchido corretamente, basta aguardar o Termo de Intimação ou a Notificação de Lançamento da Receita Federal, ou agendar atendimento para a entrega da documentação que comprova o acerto das informações declaradas. Ressalta-se que para as declarações do IR 2015, só é possível agendar atendimento a partir de janeiro de 2016.

Mesmo após o vencimento do prazo para a entrega do documento, a Receita continua a receber declarações dos “atrasados”, mas estes pagarão multa de R$ 165 ou 1% ao mês sobre o valor devido, podendo chegar até 20%.

Para acompanhar o andamento da declaração pela internet e conferir se o documento caiu na malha, basta acessar o Centro Virtual de Atendimento da Receita Federal (e-CAC), disponível nesse link aquie informar seu CPF, código de acesso e senha. Veja aqui como fazer o seu código de acesso.