COMO PROFISSIONAIS CRIATIVOS ENXERGAM O FUTURO DO TRABALHO
![]() Com o declínio de empregos baseados em atividades repetitivas, criatividade e flexibilidade vão orientar a gestão de pessoal e de projetos O cenário que se desenha para o futuro deve contemplar, necessariamente, o impacto gerado pela ascensão da robótica e da inteligência artificial. Ao lado de benefícios, um efeito colateral será a eliminação de empregos nos próximos anos. De acordo com recente estimativa da consultoria PwC, o corte de vagas atingirá 21% da força de trabalho no Japão, 30% no Reino Unido, 35% na Alemanha e 38% nos Estados Unidos. Embora não haja estimativa para o Brasil, é bem provável que movimento semelhante será replicado por aqui. Se empregos baseados em atividades repetitivas podem desaparecer devido à automação, o novo mundo do trabalho deverá valorizar a criatividade e o conhecimento. Esse foi um dos temas debatidos no WGSN Futures, evento que reuniu especialistas em tendências e executivos de empresas que estão na vanguarda da inovação tecnológica e de comportamento. A série de debates sobre perspectivas do futuro foi organizada pela WGSN, consultoria global de tendências de moda, estilo de vida e análise de dados. Entre os clientes da marca estão empresas como Starbucks, Samsung, Adidas e Chrysler. Em 2017, o WGSN Futures acontece em seis cidades ao redor do mundo, entre elas Londres, Hong Kong e Nova York. “Teremos que aprender a lidar com o tempo livre que os robôs nos proporcionarão e aprender novas formas de trabalho”, disse Mario D’Andrea, presidente da filial brasileira da agência Dentsu, um dos participantes da edição brasileira, realizada na quinta-feira (27/07), na Escola Britânica de Artes Criativas, na capital paulista. E como faremos isso? “Buscando novas visões e novos pontos de vista sobre as pessoas, com tecnologias que agilizam os processos, para criar negócios de valor.” No ambiente que valoriza criatividade e conhecimento, as empresas terão que se preparar para uma cultura de trabalho flexível. Não, isso não tem a ver apenas com home-office ou jornadas maleáveis. Pense: se já é comum falar da necessidade de ter empatia com os consumidores, o mesmo conceito vale para as relações dentro da empresa. Então, esqueça a hierarquia de chefe e subordinado. As decisões devem ser descentralizadas. O que prevalece são as ideias, que podem emergir em todos os níveis. É isso poderá fomentar a criatividade e produtividade da equipe. De acordo com André Ferraz, CEO InLocoMedia, desenvolvedora de tecnologias para publicidade, outro fator de peso é a transparência nas relações, que envolve o compartilhamento de informações do negócio. Transparência também consiste em convidar o pessoal a cocriar o futuro do negócio, envolvendo as pessoas nas decisões. “As empresas devem buscar missionários e não mercenários”, afirma Ferraz. CORAÇÕES E MENTES De acordo com o publicitário Sergio Gordilho, copresidente agência Africa, o foco da criatividade também segue nesta direção. Se no passado era instrumento para atingir resultados imediatos com mensagens ancoradas na racionalidade (demonstrar a funcionalidade de um produto para gerar vendas), hoje ela é voltada para compreender as percepções dos consumidores. Tradicionalmente, as mensagens publicitárias enfatizavam sobretudo o desejo de posse. Entre as novas gerações, elas vêm sendo substituídas pelo desejo da experência, a oportunidade de acessar produtos e serviços. É essa mudança que explica o sucesso de empresas como AirBnb, que possibilita aos jovens usufruir de um apartamento em cidades descoladas, como Barcelona – algo que, se fosse para comprar, exigiria enorme gasto financeiros. A necessidade de criatividade na nova economia será maior devido outro fator, que envolve a comunicação das empresas: a desconfiança crescente dos consumidores. A razão disso são os escândalos políticos e corporativos, como o que abalou recentemente a credibilidade do setor automobilístico, no caso das fraudes em testes de emissão de poluentes, que ganhou as manchetes mundiais. Para recuperar a credibilidade, não basta somente contar boas histórias. É necessário impressionar, não apenas clientes e acionistas, mas toda a população. Um exemplo ilustrativo foi a ação deflagrada pela Toyota no Japão, com cocriação da Dentsu, contemplando veículos elétricos de longa distância que chegarão ao mercado em 2020. Para superar o problema da baixa capilaridade de postos de recargas de bateria, a Toyota convidou os japoneses a vender energia elétrica de suas próprias residências para proprietários de carros elétricos. Num projeto piloto, sistemas de recarga foram instalados em residências de Tóquio. Numa tacada só a empresa resolveu a vida do motorista, criou uma maneira de gerar renda extra para a população e comunicou seu novo produto. |