EMPRESAS CONTÁBEIS SERÃO FACILITADORAS DE INVESTIMENTOS NO BRASIL
SESCON-SP, em parceria com a FIESP, lança o INTERNATIONAL DESK, projeto de parceria entre entidades contábeis nacionais e de outros países que visa fazer a intermediação entre empresas estrangeiras e o setor contábil brasileiro, que conhece todos os trâmites necessários, para garantir investimentos no país com segurança e sem riscos.
O projeto será lançado oficialmente na próxima segunda-feira, 2 de outubro, com assinatura de um acordo e carta de intenções entre o SESCON-SP e o Consiglio Nazionale dei Dottori Commercialisti e degli Esperti Contabili e Ordine dei Dottori Commercialisti e Esperti Contabili di Roma, entidades contábeis italianas.
O INTERNATIONAL DESK é um projeto em parceria com os departamentos de Relações Internacionais e Comércio Exterior - DEREX e da Micro, Pequena e Média Indústria – DEMPI, da Federação das Indústrias do Estado do São Paulo – FIESP, que se propõe a promover parcerias entre entidades contábeis nacionais e de outros países visando a intermediação entre empresas estrangeiras e o setor contábil brasileiro, que conhece todos os trâmites necessários, para garantir investimentos no país com segurança e sem riscos.
Neste primeiro momento, a ação será direcionada para empresas e investidores da Itália com interesses no Brasil e, em breve, os brasileiros também terão facilitadas as transações na Itália.
O projeto inicia com o intercâmbio Brasil-Itália, porém, a intenção é expandir o serviço e as parcerias para outros países, como membros do Mercosul, Estados Unidos, França, Japão, além de abranger empresas de contabilidade de outros Estados brasileiros, por meio da FENACON.
“As organizações contábeis brasileiras lidam diariamente com a grande complexidade tributária do País, buscam desvendar as mais de 3.500 normas existentes e as que surgem todos os dias e fomentam uma das inteligências fiscais mais sofisticadas do mundo. Dessa forma, têm todo o know-how para facilitar e orientar as empresas que têm a intenção de vir para cá”, destaca o presidente do SESCON-SP e da AESCON-SP, Márcio Massao Shimomoto
Essa intermediação será facilitada por uma plataforma virtual desenvolvida pelo SESCON-SP. Até o momento, mais de 50 empresas contábeis do Estado de São Paulo integram o projeto. Para aderir, as organizações devem atender a alguns critérios, como já ter prestado serviços para empresas estrangeiras ou ter em sua carteira negócios optantes pelo regime do Lucro Real e possuir pelo menos um colaborador que domine outro idioma.
“Queremos ser um organismo vivo, com a adesão gradual de entidades nacionais e de outros países, para que seja viável a criação de uma grande rede mundial de colaboração empreendedora”, finaliza Shimomoto.