Ver mais notícias

SESCON-SP: PARCEIRO ESTRATÉGICO DO EMPREENDEDORISMO

Atuação permanente como defensor do segmento produtivo, sendo porta-voz dos empreendedores perante as esferas públicas; facilitação das atividades empresariais por meio de parcerias para viabilizar bons negócios às organizações, campanhas pela redução da carga tributária e desburocratização; oferecimento de serviços e produtos para qualificação profissional e melhoria de gestão, suporte técnico e jurídico e muito mais. Há sete décadas, SESCON-SP atua na defesa e valorização das empresas representadas e pela melhoria do ambiente empreendedor no País

Uma das marcas do SESCON-SP, em seus 68 anos de atividades, é a sua atuação como porta-voz dos anseios e das necessidades das empresas representadas perante os órgãos públicos. Ao longo desse tempo, a Entidade criou importantes canais de comunicação com entes do Executivo, do Legislativo e do Judiciário, nas esferas Municipal, Estadual e Federal, e tem conquistado grandes ações e causas em nome da sua base de representação.

"O nosso Sindicato, hoje, é reconhecido pelos poderes públicos como um grande intermediador do empreendedorismo e somos chamados a participar de debates sobre grandes causas nacionais", destaca o presidente do SESCON-SP e da AESCON-SP, Márcio Massao Shimomoto, ao citar como exemplo a atuação da Entidade no Grupo de Trabalho Confederativo do eSocial.

O mais recente fruto deste trabalho é o faseamento da implantação do eSocial, ou seja, a exigência de blocos de informações e dados em fases, de forma gradual. "Esta mudança se deu em resposta a uma reivindicação do SESCON-SP, e de entidades de outros setores, em razão da falta de preparo de boa parte das empresas, das mudanças promovidas pela reforma trabalhista, e também da baixa adesão ao ambiente de testes", explica o líder setorial, ao afirmar que a Entidade está ainda sugerindo a prorrogação do início da vigência da obrigação para as empresas e contribuintes com faturamento inferior a R$ 78 milhões de julho de 2018 para janeiro de 2019, em virtude de muitas obrigações acessórias serem anuais.

Atualmente, o SESCON-SP possui diversos pleitos em andamento. Em âmbito municipal, por exemplo, busca uma solução para o desenquadramento arbitrário das sociedades uniprofissionais. Na esfera estadual, o fim da DeSTDA para as empresas do Simples Nacional e da Gia para as empresas do RPA, e simplificação na apuração do ICMS para as empresas do sistema simplificado que ultrapassarem o limite de R$ 3.600.000,00 a partir de 2018. Já no âmbito federal, um dos principais pleitos é o de realização de uma reforma tributária.

Outro destaque da atuação da Entidade é o trabalho nas negociações coletivas, que a cada ano traz um novo desafio. Este ano, as reuniões e tratativas iniciaram em fevereiro, perduraram ao longo dos meses, ultrapassando inclusive a data base em agosto, em um grande esforço na defesa das empresas representadas. "Um ano difícil, marcado pela crise, entretanto, todo esse movimento teve um retorno bastante positivo e o resultado das negociações atenderam às expectativas das categorias representadas", ressalta Shimomoto.

Tendo como uma de suas principais missões o suporte às empresas e facilitação de suas atividades, bem como o apoio ao seu desenvolvimento, o SESCON-SP oferece ainda uma ampla gama de serviços e produtos, como assessoria jurídica; certificação digital; previdência social; Posto da Receita Federal e da Junta Comercial e Prefeitura de São Paulo, além de diversas opções de educação continuada. Acesse o site e confira: www.sescon.org.br.