Ver mais notícias

É PUBLICADA A ISO 45001 - SISTEMAS DE GESTÃO EM SST

De acordo com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), atualmente ocorrem anualmente mais de 2,78 milhões de mortes relacionadas a acidentes ou doenças relacionadas ao trabalho, somando-se aos 374 milhões de acidentes e doenças que não resultam em morte.

Além do enorme impacto nas famílias e comunidade em geral, o custo para empresas e sociedade é significativo.

A ISO 45001, Sistemas de gestão em saúde e segurança ocupacional - Requerimentos com orientação de utilização, é o primeiro padrão internacional para saúde e segurança do trabalho (SST).

A nova ISO proporciona um modelo estrutural para aumentar a segurança, reduzir os riscos no ambiente de trabalho e aprimorar a saúde e bem-estar no trabalho, estimulando as empresas a agirem proativamente na melhoria dos indicadores em SST.

Quem pode (e deve) aplicar a ISO 45001?
A ISO 45001 é aplicável a qualquer organização, independente do tamanho, indústria ou tipo de atividade econômica. Ela foi desenhada para integrar-se aos processos de gestão já existentes nas empresas e segue o mesma estrutura de alto nível de outros padrões de sistemas de gestão ISO, tais como ISO 9001 (Gestão de Qualidade) e ISO 14001 (Sistemas de Gestão Ambiental).

Quais são os benefícios para a sua empresa?
A ISO 45001 permite que as empresas implementem um sistema de gestão em Saúde e Segurança do Trabalho (SST). Desta maneira, proporcionará que os empregadores gerenciem os riscos e aprimorem a performance em SST através do desenvolvimento e implementação de políticas e objetivos mais efetivos. Os principais benefícios relacionados a utilização da ISO 45001 são: Redução de acidentes no trabalho Redução do absenteísmo e rotatividade, gerando um aumento de produtividade Redução de custo com seguros Criação de uma cultura de saúde e segurança, estimulando um papel ativo dos trabalhadores nas questões de SST Reforça o compromisso da liderança em aprimorar proativamente a performance de SST Capacidade de atingir os requisitos legais Aprimoramento da reputação Melhora na moral dos colaboradores
Como a ISO 45001 se diferencia de outros normas de SST?
A ISO 45001 foi desenvolvida levando em consideração outras normas internacionais de gestão em SST, tais como OHSAS 18001 e ILO-OSH 2001, bem como diversas normas nacionais. Além disso, está em consonância com os padrões e convenções da Organização Internacional do Trabalho - OIT.

Desenvolvida sob o escopo do sistema ISO, com contribuição de especialistas de mais de 70 países, a ISO 45001 proporciona um modelo internacional de trabalho que leva em consideração a interação entre a empresa e seu ambiente de negócio.

É possível integrar a ISO 45001 com o sistema de gestão existente na minha empresa?

Esta nova norma é desenhada para facilitar a integração dos novos tópicos de gestão com os sistema de gestão já estabelecidos nas empresas.

Além disso, ISO 45001 foi desenhada para andar de mãos dadas com a ISO 14001, uma vez que muitas empresas combinam as tarefas gestão ambiental com a gestão de saúde e segurança ocupacional. Sendo assim, a integração com a ISO 45001 não será dificultosa, particularmente para quem já está familiarizado com os padrões ISO 14001.

Como funciona a certificação?
A certificação ISO 45001 não é obrigatória para se ter um padrão de gestão estabelecido por esta norma, mas pode ser interessante para comprovar que a empresa segue os padrões exigidos.

As organizações que já possuem certificação OHSAS 18001, embora seja uma norma diferente, já possuem algumas das ferramentas e sistemas necessários para a implementação da ISO 45001.

Como começar a implementação?
Se você está considerando implementar a ISO 45001, aqui vão algumas dicas para começar:

Faça uma análise do contexto empresarial relevante para a área de SST bem como os fatores internos e externos que podem impactar no seu negócio.
Estabeleça a abrangência do sistema, definindo o que se pretende atingir através do sistema de gestão.
Defina as políticas e objetivos em SST.
Estabeleça um cronograma para implementação do sistema e planeje como fazer para atingi-lo.
Determine qualquer competência ou recursos que ainda faltam para que você possa começar a implementar este novo padrão de gestão.
A implementação de um sistema de gestão em SST ajudará a aprimorar a saúde e bem-estar no ambiente de trabalho e contribuirá para a empresa fechar novos negócios.

Quando a área de SST é bem gerida, o mercado e a sociedade reconhecem o padrão de excelência da empresa como um todo.